A XRP voltou a superar a marca de 1 dólar por unidade, com uma alta de 120% nos últimos sete dias no mercado. O forte movimento antecede o encontro do CEO Brad Garlinghouse com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump.
A criptomoeda, que já foi a segunda maior em valor de mercado no passado, volta a mirar novas posições. Assim, a nova valorização do XRP levou a altcoin a superar a Dogecoin no market cap, mesmo com a memecoin ganhando o mundo com o apoio do bilionário Elon Musk.
Vale o destaque que a XRP é uma criptomoeda criada e gerida pela Ripple, empresa que tem realizado vários negócios com bancos e governos, inclusive com o Banco Central do Brasil, no projeto Drex.
XRP registra alta de 120% na semana e rompe 1 dólar por unidade
Cotada em US$ 1,22 por unidade, a XRP voltou a superar a marca de 1 dólar por unidade, que desde 2021 não registrava uma cotação assim. E o motivo para a alta da criptomoeda ligada à Ripple está ligada a possíveis novas políticas pró-cripto de Trump.
Além do possível encontro do CEO da Ripple com Donald Trump, rumores de mercado indicam que as criptomoedas criadas nos EUA podem se beneficiar da nova gestão presidencial dos EUA.
Além disso, a NYSE ARCA entrou com um pedido junto à SEC para registrar um novo produto em bolsa ligado ao Bitwise 10 Crypto Index Fund (BITW). O índice contém a XRP como uma das criptomoedas acompanhadas, o que pode levar a novas aparições desta no noticiário global.
Por fim, após uma conversa com o fundador da Cardano, Brad Garlinhouse citou que espera novas regras claras para criptomoedas no futuro próximo, “indicando que uma maré alta levanta todos os barcos”, uma metáfora para o bom momento do mercado.
“Obrigado pelas palavras gentis @IOHK_Charles — agora é a hora da comunidade cripto se unir, pressionar por um campo de jogo nivelado e regras claras da estrada. Uma maré crescente levanta todos os barcos.”
Thanks for the kind words @IOHK_Charles — now is the time for the crypto community to come together, push for a level playing field and clear rules of the road.
A rising tide lifts all boats. https://t.co/vOzXaS6mVP
— Brad Garlinghouse (@bgarlinghouse) November 12, 2024
Altcoin irmã segue alta, como sempre
Como sempre, operando na sombra da XRP, a Stellar (XLM) também aproveitou o momento de alta da criptomoeda praticamente “irmã”. Isso porque, sempre que a XRP opera em alta, a XLM também segue, visto que ambas contam com o fundador igual, Jed McCaleb.
Ainda que Jed não participe mais da XRP e tenha vendido tudo nos últimos anos, o mercado vê uma alta correlação entre os projetos, que disputam o mesmo nicho de mercado. Ou seja, parcerias com bancos e governos.
Com isso, a Stellar também opera em alta de 84% neste sábado (16), custando US$ 0,18 por unidade.