YouTube exibe anúncios de golpe que rouba Bitcoin

No anúncio vemos a propaganda para o “AirDrop By Elon”, com uma suposta apresentação do empresário discursando para o público.

-

Siga no
Anúncio

Recentemente os golpes com Live Falsas têm se tornado cada vez mais comuns. Curiosamente, a grande maioria delas também estão utilizando o nome de Elon Musk para conseguir arrecadar dinheiro de investidores. Agora o próprio YouTube está facilitando a aplicação desses esquemas, exibindo anúncios de golpes do tipo antes de outros vídeos.

Como sabemos, o YouTube (que por sua vez tem as mesmas práticas do Google) exibe propagandas relacionadas ao conteúdo que vem sendo pesquisado recentemente. Por isso, quem está pesquisado sobre criptomoedas, tem mais chances de encontrar anúncios sobre o assunto.

Imagine então a surpresa de encontrar um anúncio, autorizado pelo YouTube, de uma live do Elon Musk “distribuindo Bitcoin”.

Anúncio

Anuncio do Golpe que promete Bitcoin para quem enviar criptomoedas para a carteira dos golpistas.

No anúncio vemos a propaganda para o “AirDrop By Elon”, com uma suposta apresentação do empresário discursando para o público. Além do link para um site suspeito (elon-musk-btc.top), no próprio anúncio podemos ver como funciona todo o golpe.

Basta enviar uma quantidade de Bitcoin para uma determinada carteira e você pode receber até duas vezes o valor. A tela também mostra um código QR e também o endereço para enviar as moedas.

Claro, como você já deve estar imaginando tudo não passa de um golpe e quem enviar dinheiro para essas carteiras vai perder o seus bitcoins para sempre. Lembrando mais uma vez que esse é um anúncio do YouTube, ou seja, alguém pagou por essa propaganda e o YouTube falhou na curadoria para determinar se era ou não conteúdo prejudicial.

Sendo assim, é possível imaginar que vários outros golpes podem estar circulando na plataforma, até mesmo em outras áreas e setores.

Um exemplo disso é que, outro anúncio na mesma página, mostra um “Truque para ganhar 100 mil seguidores no Instagram em 1 minuto”, além de ser uma prática ilegal, o erro no título do anúncio deixa claro a intenção de golpe.

YouTube já foi processado

Esse não é um problema novo no YouTube, nem de longe. Esse tipo de golpe ficou tão comum, que a Ripple chegou a processar o site por causa da ineficiência em acabar com esse tipo de crime.

Agora, para colocar mais sal na ferida, a plataforma não está apenas permitindo esse tipo de golpe, como também está permitindo a divulgação deles através de vários outros vídeos, possivelmente afetando diferentes pessoas que consomem conteúdo sobre criptomoedas.

Lembrando que esse é o mesmo YouTube que vez ou outra acaba deletando e censurando canais sobre criptomoedas que não aplicam nenhum tipo de golpe.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Avatar
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Leia mais

Últimas notícias

CoinMarketCap dando criptomoeda concorrente da IOTA

O campo das criptomoedas segue em alta em 2020 e muitos projetos promissores têm surgido. Para divulgar uma nova promessa, o CoinMarketCap está dando...

EUA multa serviço de Mixer de Bitcoin em U$ 60 milhões

Em uma decisão única e que pode abrir uma série de precedentes para o futuro, a FinCEN, órgão dos EUA responsável por combater crimes...

Brasileiro é acusado de fraudar programa de recompensas de criptomoeda

Um brasileiro foi acusado de ter fraudado um programa de recompensas da criptomoeda Monero, na acusação, Everton Melo teria copiado a análise de outro...