‘Não devemos permitir que Zuckerberg se torne um banco central’: diz deputado europeu

O medo do parlamentar é que a moeda de Zuckerberg possa ultrapassar o euro e ameaçar a estabilidade financeira dos países da UE. O BCE deve evitar isso, diz ele.

Siga no
Mark Zuckeberg. Imagem: Wikimedia
Mark Zuckeberg. Imagem: Wikimedia

A Comissão da União Europeia está planejando regulamentar as criptomoedas mais de perto, a fim de minimizar os riscos do mercado financeiro. O Banco Central Europeu deve intervir em caso de ameaças a política monetária.

O projeto para a regulamentação de ativos digitais deixa claro que foca principalmente a criptomoeda planejada pelo Facebook, que foi renomeada para Diem.

As autoridades da UE estão tentando criar uma estrutura regulatória para stablecoins – a Diem do Facebook é o projeto mais conhecido – ao mesmo tempo, a comissão não quer impedir as inovações do mercado financeiro.

É esta caminhada na corda bamba entre a promoção da inovação e a limitação do risco que provavelmente determinará a próxima discussão da proposta de lei no Parlamento Europeu.

O deputado europeu e relator responsável pela proposta, Stefan Berger, espera que as deliberações no parlamento sejam concluídas até o meio do ano.

O político vê perigos na política monetária, nos quais o BCE deve se envolver, principalmente quando uma stablecoin atinge um grande volume – o que poderia ser rapidamente o caso do Facebook.

“O Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários, ao criar sua própria moeda, ele poderia ganhar o poder de um Banco Central da noite para o dia. Moedas, no entanto, não pertencem às mãos de uma empresa privada. Não devemos permitir que Zuckerberg se torne um Banco Central.”, disse o deputado ao site Decrypt.

BCE não deve perder tempo

O deputado não é um grande fã da moeda digital do Facebook, ele pediu às autoridades suíças que não concedam licença a Zuckeberg.

“Peço à autoridade suíça do mercado financeiro que não conceda licença a Diem (anteriormente Libra) até que a regulamentação da UE relevante esteja em vigor. Para a UE, deve ser aplicada uma moratória a Diem, desde que não haja um quadro jurídico para as stablecoins.”

Ele acredita que a moeda do Facebook pode ser utilizada para fins de terrorismos e lavagem de dinheiro, além disso, ele teme que a moeda force o governo a ser dependente do ativo digital.

O medo do parlamentar, portanto, é que a moeda de Zuckerberg ultrapasse o euro e ameace a estabilidade financeira dos países da UE. O BCE deve evitar isso, diz ele.

“Se não quisermos nos tornar dependentes da Diem do Facebook ou dos sistemas de pagamento da China, o BCE não deve perder tempo”, disse o parlamentar.

Ele acredita que com um euro digital, a Europa pode se tornar “a região financeira mais inovadora do mundo”.

Ameaça a própria democracia

Em uma entrevista recente, Berger fez ainda mais alertas sobre a moeda digital: “Diem tem potencial de substituir moedas. Com isso, Zuckerberg se torna um banco central. O insano poder econômico da Diem ameaça a própria democracia”.

De acordo com o parlamentar, o BCE já criou grupos de trabalho para resolver o problema. Se um euro digital não for desenvolvido rápido, então será necessário “simplificar drasticamente as transações de pagamento com o euro. Então você pode ter um produto concorrente para Libra.”

“Temos que ser rápidos. É de se esperar que Zuckeberg tenha muito sucesso com a Diem na África: As pessoas lá procuram meios de pagamento simples e muitas vezes não têm cartão de crédito”.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
PayPal e Bitcoin

PaуPal vai lançar ‘super aplicativo’ para criptomoedas

Durante um bate-papo por vídeo com investidores, o CEO do PaуPal, Dan Shulman, revelou que a primeira versão de um 'super aplicativo' para criptomoedas...
Gráfico de preços do Bitcoin em diário

Fim do medo de novas quedas? Bitcoin tem fechamento diário acima de US$ 40...

O preço do Bitcoin teve fechamento diário acima de US$ 40 mil na última quarta-feira (28) pela primeira vez desde o dia 15 de...
Tesla e Bitcoin como moeda

Elon Musk comenta sobre quantos bitcoins a Tesla tem

Em uma publicação pelo Twitter Elon Musk comentou sobre a posse de Bitcoin que a Tesla ainda tem. A nova informação dá uma noção...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias