‘Não devemos permitir que Zuckerberg se torne um banco central’: diz deputado europeu

O medo do parlamentar é que a moeda de Zuckerberg possa ultrapassar o euro e ameaçar a estabilidade financeira dos países da UE. O BCE deve evitar isso, diz ele.

Siga no
Mark Zuckeberg. Imagem: Wikimedia
Mark Zuckeberg. Imagem: Wikimedia

A Comissão da União Europeia está planejando regulamentar as criptomoedas mais de perto, a fim de minimizar os riscos do mercado financeiro. O Banco Central Europeu deve intervir em caso de ameaças a política monetária.

O projeto para a regulamentação de ativos digitais deixa claro que foca principalmente a criptomoeda planejada pelo Facebook, que foi renomeada para Diem.

As autoridades da UE estão tentando criar uma estrutura regulatória para stablecoins – a Diem do Facebook é o projeto mais conhecido – ao mesmo tempo, a comissão não quer impedir as inovações do mercado financeiro.

É esta caminhada na corda bamba entre a promoção da inovação e a limitação do risco que provavelmente determinará a próxima discussão da proposta de lei no Parlamento Europeu.

O deputado europeu e relator responsável pela proposta, Stefan Berger, espera que as deliberações no parlamento sejam concluídas até o meio do ano.

O político vê perigos na política monetária, nos quais o BCE deve se envolver, principalmente quando uma stablecoin atinge um grande volume – o que poderia ser rapidamente o caso do Facebook.

“O Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários, ao criar sua própria moeda, ele poderia ganhar o poder de um Banco Central da noite para o dia. Moedas, no entanto, não pertencem às mãos de uma empresa privada. Não devemos permitir que Zuckerberg se torne um Banco Central.”, disse o deputado ao site Decrypt.

BCE não deve perder tempo

O deputado não é um grande fã da moeda digital do Facebook, ele pediu às autoridades suíças que não concedam licença a Zuckeberg.

“Peço à autoridade suíça do mercado financeiro que não conceda licença a Diem (anteriormente Libra) até que a regulamentação da UE relevante esteja em vigor. Para a UE, deve ser aplicada uma moratória a Diem, desde que não haja um quadro jurídico para as stablecoins.”

Ele acredita que a moeda do Facebook pode ser utilizada para fins de terrorismos e lavagem de dinheiro, além disso, ele teme que a moeda force o governo a ser dependente do ativo digital.

O medo do parlamentar, portanto, é que a moeda de Zuckerberg ultrapasse o euro e ameace a estabilidade financeira dos países da UE. O BCE deve evitar isso, diz ele.

“Se não quisermos nos tornar dependentes da Diem do Facebook ou dos sistemas de pagamento da China, o BCE não deve perder tempo”, disse o parlamentar.

Ele acredita que com um euro digital, a Europa pode se tornar “a região financeira mais inovadora do mundo”.

Ameaça a própria democracia

Em uma entrevista recente, Berger fez ainda mais alertas sobre a moeda digital: “Diem tem potencial de substituir moedas. Com isso, Zuckerberg se torna um banco central. O insano poder econômico da Diem ameaça a própria democracia”.

De acordo com o parlamentar, o BCE já criou grupos de trabalho para resolver o problema. Se um euro digital não for desenvolvido rápido, então será necessário “simplificar drasticamente as transações de pagamento com o euro. Então você pode ter um produto concorrente para Libra.”

“Temos que ser rápidos. É de se esperar que Zuckeberg tenha muito sucesso com a Diem na África: As pessoas lá procuram meios de pagamento simples e muitas vezes não têm cartão de crédito”.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Hacker e Bitcoin

Protocolo DeFi sofre ataque hacker e perde R$720 milhões

O protocolo de finanças descentralizadas Cream Finance sofreu um ataque que drenou 720 milhões de reais em tokens através de um ataque que utilizou...
Foto da Fachada da Prefeitura de Niterói

Niterói observa tecnologia blockchain, prestes a criar moeda digital

A cidade de Niterói é uma das que observa o potencial da tecnologia blockchain de perto, período em que também avalia criar uma moeda...

Shiba Inu ultrapassa Dogecoin em valor total de mercado

Conforme a queda do Bitcoin arrastou a maioria das criptomoedas alternativas para baixo, isso fez a Dogecoin cair mais de 8% nas últimas 24...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias