1 Bitcoin pode valer 1 bilhão de dólares, diz Fidelity

Isso é algo que provavelmente acontecerá considerando a trajetória das moedas fiduciárias, porém não sabemos o que 1 bilhão representará naquele ano, talvez isso deva ser visto como os ativos respondem muito mais rápido às mudanças relacionadas à oferta e, portanto, ao valor relativo.

Um dos maiores gestores de ativos do mundo se mostrou um grande otimista em relação ao futuro do Bitcoin após apresentar um gráfico onde a moeda digital atinge o valor de 1 bilhão de dólares.

Jurrien Timmer, diretor da Fidelity, apresentou no início deste mês um método de previsão de preço para o bitcoin no qual ele pode atingir 1 bilhão de dólares, ou 5,15 bilhões de reais na conversão atual, por cada BTC em menos de duas décadas.

Bitcoin supply and demand model from Fidelity, Sep 2021

Demanda

Timmer combinou em um gráfico o modelo Stock to Flow junto com seu próprio modelo de demanda, conforme mostrado acima. Em relação ao seu modelo de demanda, ele diz:

“A Lei de Metcalfe afirma que, conforme o número de seus usuários cresce linearmente, o valor de uma rede (ou, por consequência, o preço do bitcoin) cresce geometricamente.

Em outras palavras, a utilidade (valor) do bitcoin deve crescer muito mais rápido do que a sua rede de compradores, vendedores, exchanges, caixas eletrônicos e varejistas participantes — que neste momento inclui de forma direta ou indireta a AT&T, Wikimedia Foundation (doações), o Dallas Mavericks, algumas seguradoras, muitos bancos e inúmeras pequenas empresas.”

O seu próprio modelo de demanda mostra um lento crescimento até cerca de 5 milhões de reais em 2030 enquanto o modelo stock to flow cresce mais rápido a cada halving do que em modelos combinados mostrando um preço entre 1 e 5 milhões de dólares em 2030.

O interessante é que o modelo de demanda parece ser o suporte ou o fundo do preço do Bitcoin até agora, enquanto o stock to flow parece se ajustar melhor aos picos de alta, porém a diferença entre os dois aumenta consideravelmente após 2030.

A razão pela qual essa diferença significativa entre os dois modelos se desenvolve, que não é vista antes de 2030, não é clara. Uma boa explicação é que as mudanças no valor do próprio dólar podem não ter sido levadas em consideração.

Timer diz que cada 1 dólar investido em ações nos anos 1700 agora vale quase 4 bilhões de reais, já que o valor do dólar muda em relação a outros ativos.

Purchasing power of stocks, gold etc, Fidelity 2021
Poder de compra de ações, ouro, outros. Fonte: Fidelity 2021

1 bilhão

Visto isso, em 20 anos pode ser que 1 bilhão seja o que 1 milhão é considerado atualmente, algo normal. Foi isso que aconteceu há 20 anos quando Mark Zuckerberg ficou sabendo que um milhão não era legal, você sabe o que é legal? Um bilhão.

Naquela época, um milhão era muito dinheiro pois uma casa custava entre 20.000 a 50.000, e um bilhão era como hoje vemos como um trilhão, uma montante muito grande.

Todavia hoje em dia mais e mais empresas estão com um valor de mercado de 1 trilhão de dólares. Portanto, em 20 anos será mais fácil ver um montante de um trilhão se tornando algo comum a ponto de que pessoas consigam juntar tal quantia ou até mais, sendo um quatrilhão o próximo grande número.

Em um ponto no futuro onde uma empresa como a Apple vale um quatrilhão, então pode ser mais fácil entender por que o valor de mercado do bitcoin pode valer dez quatrilhões.

No entanto, olhar isso do presente é um pouco estranho pois não somos muito bons em lidar com as mudanças no valor do dólar, ou real, afinal um quatrilhão é um número que não alcançamos, atualmente nada vale tanto.

Dito isto, essa previsão é descartada imediatamente pelo nosso cérebro. Porém a Fidelity não está sozinha nessa previsão, o Deutsche Bank prevê que as criptomoedas dominarão o mundo em 2030 segundo seu relatório de previsão, onde eles dizem:

“As forças que mantiveram o atual sistema fiduciário unido agora parecem frágeis e podem se desfazer na década de 2020. Casso isso ocorra, isso vai começar uma reação contra as moedas fiduciárias e a demanda por moedas alternativas, como ouro ou criptomoedas, pode disparar.”

Além disso, os halvenings anteriores mostraram que há uma relação real entre a oferta e o preço, apresentando aumento de preços de 10x depois que a oferta foi reduzida pela metade, em vez de apenas 50%.

Tanto no preço do bitcoin quanto das moedas fiduciárias, as mudanças parecem ser tão graduais que, de muitas maneiras, são imperceptíveis, em vez de uma subida ou queda instantânea.

Você pode ver o valor de uma moeda fiduciária acima, por exemplo, cair de forma tão gradual que a diferença entre 1 dólar e 0,02 dólar parece pequena, porém essa mudança se equivale a uma queda de 98%, sem recuperação.

Falar que 1 dólar em ações valeria 4 bilhões de dólares hoje é, sob muitos aspectos, uma afirmação que imediatamente encontraria rejeição, é muito difícil acreditar de imediato.

Talvez isso se deva ao fato de que essa constante desvalorização do dinheiro é aceita de forma geral pois nossos cérebros simplesmente não conseguem entender esses dados por si próprios e os tratam como como curiosidades históricas, mas acontece que esses fatos e dados contam uma história clara que pode ser repetida, levando cada BTC a valer 5 bilhões de reais.

Isso é algo que provavelmente acontecerá considerando a trajetória das moedas fiduciárias, porém não sabemos o que 1 bilhão representará naquele ano, talvez isso deva ser visto como os ativos respondem muito mais rápido às mudanças relacionadas à oferta e, portanto, ao valor relativo.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

TrustNodes
TrustNodeshttps://trustnodes.com
News on all things Blockchain, Ethereum, IoT, Fintech and Bitcoin.

Últimas notícias

Últimas notícias