Ferramentas podem ajudar investidores na tomada de decisão.
Dos 30 indicadores de topo agregados pela Coinglass, todos apontam que o Bitcoin ainda não atingiu o seu topo neste ciclo, sugerindo que ainda não é o momento de vender suas moedas.
A lista inclui alguns indicadores famosos como MVRV Z-Score, Múltiplo de Puell, dominância do Bitcoin e o gráfico do arco-íris, mas também alguns desconhecidos, como Bitcoin Macro Oscillator (BMO) e Crypto Bitcoin Bull Run Index (CBBI).
Embora nenhum seja 100% preciso, tais ferramentas podem ajudar investidores na tomada de decisão.
Alguns indicadores já se aproximam de seus alvos, como a Oferta dos Detentores de Longo Prazo de Bitcoin, atualmente em 15,57 milhões de bitcoins (sendo necessário cair abaixo de 13,5 milhões para sinalizar venda) e a dominância do Bitcoin, atualmente em 57,3% frente aos 65% necessários.
Outros, como o Bitcoin RHODL Ratio e Bitcoin Bubble Index, estão distantes de seus limites.
“Esta lista agrega principalmente múltiplos indicadores de longo prazo de mercado de alta para permitir que os usuários julguem se o Bitcoin atingiu o topo em múltiplas dimensões. Quanto maior a probabilidade de atingir o sinal, maior a possibilidade de ser o topo.”
Alguns indicadores são mais conhecidos que os outros. O Múltiplo de Puell, por exemplo, acertou os topos de 2013 e 2017, mas falhou em 2021. Já o Bitcoin MVRV Z-Score indica venda quando ultrapassa o valor ‘5’.
Mesmo os menos famosos mostram um grau de acerto impressionante. Destaque para o Crypto Bull Run Index (CBBI).
“O Índice CBBI é um indicador desenvolvido para avaliar as etapas do ciclo de mercado do Bitcoin.”
“Ao analisar múltiplas métricas on-chain e técnicas em tempo real, ele gera uma “Pontuação de Confiança” para ajudar os investidores a determinar se o mercado está se aproximando de um pico de alta ou de um fundo de mercado de baixa”, explica a Coinglass.
Outro indicador novo é chamado de “Dias de Saídas Líquidas de ETF” e, como o próprio nome sugere, analisa o flux o dos ETFs de Bitcoin. Para indicar venda, seriam necessários 10 dias consecutivos de saídas, algo que ainda não aconteceu desde o lançamento desses fundos em janeiro de 2024.
Os mesmos indicadores podem ser usados durante um mercado de baixa, podendo apontar qual seria a melhor hora para novos aportes.
Na página da Coinglass chamada ‘Indicadores de Pico de Mercado de Alta — Venda no Topo‘ é possível acessar os dados históricos de quase todos os 30 indicadores listados na imagem acima.
Além de ser possível analisar a precisão de cada indicador nos ciclos passados (2013, 2017 e 2021), o site oferece uma breve descrição de cada modelo.
Tais ferramentas podem ser úteis para entender o comportamento do mercado, mas servem apenas como um auxílio e não são uma fórmula mágica.
Comentários