Um relatório divulgado pela BTI traz dados assustadores sobre as corretoras de criptomoedas. Segundo informações da pesquisa, mais de 60% das exchanges possuem volume zero de negociação. Sendo assim, a maioria das empresas voltadas para a compra e venda de criptomoedas são praticamente fantasmas no mercado, sem movimentações financeiras.
O volume de uma exchange diz respeito a movimentação diária de comercialização de criptomoedas. Compra e vendas entram no livro de registros que são utilizados para dimensionar quanto foi movimentado por determinada empresa. Porém, em alguns casos o volume real de negociação é bem diferente daquele encontrado nos números revelados pelas próprias exchanges.
Grande parte das exchanges são consideradas “fantasmas”
O relatório divulgado revela que 60% das corretoras de criptomoedas que existem no mercado não fazem nenhum tipo de transação. Sendo assim, seis a cada dez empresas deixaram de registrar transações por falta de movimentação de investidores na plataforma, tornando-se “exchanges fantasmas”.
“Mais de 60% de todas as trocas classificadas em site de dados populares têm pouco ou nenhum volume.”
Dessa forma, o Blockchain Transparency Institute (BTI) conseguiu mensurar também o suposto volume falso de exchanges no mercado de criptomoedas.
Os dados revelam que existem empresas com mais de 99% de volume falso declarado. Esse volume de transações é inflacionado e nomes conhecidos em todo o mercado figuram a lista da (BTI). Dentre os volumes mais inflacionados do mercado está a OOOBTC, em primeiro lugar. A (BTI) aponta que essa corretora possui apenas 1% do real volume em relação ao que é reportado pela empresa.
Maioria das corretoras mentem sobre real volume de transação
Além da OOOBTC, outros nomes são citados entre as maiores corretoras de criptomoedas. Para o relatório, a HitBTC também inflaciona seu volume diário de transação em 93%. A Coinbene, OKEX, OEX e DigiFinex também apresentam, segundo a pesquisa, a maioria do volume de transações completamente falso.
Notadamente, a lista revela que grande parte da maioria das corretoras de criptomoedas apresentam volume falso. O relatório utilizou as corretoras de criptomoedas que são listadas de acordo com o ranking de 35 das 50 maiores ferramentas utilizadas no mercado.
“Descobrimos que 17 das 25 principais bolsas da CMC eram mais de 99% falsas, com muito mais do que 99,5% de volumes falsos.”
Finalmente, entre as maiores exchanges, a Binance aparece como a corretora de criptomoedas com o volume declaro que mais se aproxima da realidade. O relatório mostra que a exchange possui 87% do valor real de movimentação diária declarada. Além da Binance, a outra corretora “menos mentirosa” seria a Huobi. Nesse caso, a empresa possui cerca de metade do valor declarado em transações diárias.