A tecnologia Bitcoin está em constante crescimento após um ano de grandes inovações, e vê em 2019 um grande crescimento dos ATM instalados no mundo.
ATM são os caixa eletrônicos criados por bancos para facilitar o acesso a serviços de autoatendimento e na conversão de moedas digitais para físicas, e para as criptomoedas essa tecnologia já se encontra disponível.
Ao comprar criptomoedas em ATM, o usuário recebe uma paper wallet com o saldo de cripto adquirido, junto da chave privada e chave pública do endereço, para que possa depois utilizar como queira.
E de acordo com dados recentes extraídos no dia 14 de janeiro pelo Livecoins do site CoinATMRadar, cerca de 99% dos ATM de criptomoedas suportam o Bitcoin como moeda disponível para troca.
Mas não é só isso, pois cerca de 59.5% dos aparelhos suportam o Litecoin (LTC), e 49.3% suportam o Ethereum (ETH). Além disso, 33.9% dos ATMs suportam Bitcoin Cash (BCH), e por fim, 17.9% suportam a criptomoeda DASH (DASH).
De acordo com o website CoinATMRadar, ainda no dia 14 de janeiro de 2019, em todo o mundo já existia mais de 4 mil equipamentos instalados, um valor que é o dobro do que constava no dia 01 de janeiro de 2018.
O crescimento do setor de ATM instalados no mundo é uma forma a mais de mostrar que as criptomoedas existem, e para quem vê dificuldades em comprar criptomoedas essa tecnologia pode fazer com que o processo seja mais fácil.
A Argentina é um dos países que tem visto um crescimento da instalação dos equipamentos na capital Buenos Aires, e já desponta como um dos países da América do Sul com mais equipamentos.
O website CoinATMRadar ainda mostra através de um gráfico que a taxa de instalação diária das máquinas está em cerca de 3.4 equipamentos instalados por dia no mundo.
O crescimento dos principais fabricantes das máquinas também dobrou em relação ao janeiro de 2018, o que confirma o crescimento do setor.
Um detalhe sobre os dados do Brasil que chama atenção no CoinATMRadar, é que só constam dois aparelhos instalados na cidade de São Paulo, ou seja, com o mercado de ATM em crescimento no mundo as oportunidades no Brasil são enormes visto o gap do setor.