Na manhã desta quinta-feira (21), a Binance dos EUA aparentemente passou por um problema técnico visto que o preço de várias criptomoedas despencaram, sem relação com o mercado.
O Bitcon, por exemplo, despencou de 65.700 dólares para exatos 8.200 dólares em segundos. A queda de 87,53% durou menos de um minuto, voltando ao preço normal de mercado na vela seguinte.
Várias outras moedas apresentaram quedas semelhantes, bem como recuperação para o valor real no minuto seguinte. Dentre as afetadas estão a Binance Coin (BNB), Cardano (ADA), Ethereum (ETH), Dogecoin (DOGE) e outras.
Todas essas quedas ocorreram em pares contra o dólar americano (USD), e não apresentaram mudanças significativas em pares com stablecoins ou criptos.
Criptomoedas em promoção
Várias criptmoedas apresentaram um comportamento estranho na exchange Binance.US, corretora que atua dentro dos EUA e oferece negociações de criptomoedas em dólar americano.
Dentre elas está o Bitcoin, que sofreu o maior impacto, despencando de mais de 65.000 dólares para exatos 8.200. Outras criptomoeda acompanharam o movimento, provavelmente resultado de um problema ténico na plataforma.
A Solana (SOL) caiu de 194 para 142 dólares, QTUM caiu de 13,5 para 10,4, Ethereum (ETH) apresentou uma queda de 34,34% de 4.360 para 2.873 dólares. Bem como a Cardano (ADA) despencou para de 2,29 para 0,42 dólar, Dogecoin (DOGE) de 0,25 para 0,10 dólar e a moeda da Binance, a BNB, caiu de 497 para 214 dólares. Todas voltaram ser negociadas pelo preço real logo depois.
Vale lembrar que o mercado geral não sofreu estas oscilações de preço. O fato ocorreu apenas na Binance e apenas em pares com o USD. Tanto o Bitcoin quanto outras moedas não apresentaram o mesmo comportamento em pares com stablecoins ou outras moedas.
Já aconteceu antes porém este caso foi maior
Outras exchanges já apresentaram variações parecidas no preço, um dos casos ocorreu na Bitstamp quando o preço do BTC caiu de 55.000 para 51.000 dólares no início deste mês.
Segundo relato da Bitstamp, isto ocorreu devido a uma cascata de liquidações e execuções de stop loss. Todavia este não parece ser o caso da Binance.
Até o momento, a Binance não se posicionou sobre o ocorrido e não há relatos sobre perdas por parte dos usuários da plataforma dos EUA. Enquanto isso, o Bitcoin é negociado por cerca de 63.000 dólares em todas as exchanges.