Países socialistas da América Latina querem criar criptomoeda própria

Querem fugir do Dólar como moeda de transação comercial.

Os países socialistas da América Latina que compõem a ALBA-TCP querem criar uma criptomoeda própria deste bloco, com a proposta sendo apresentada nos últimos dias.

A Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Acordo de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) é uma associação criada há 17 anos por Fidel Castro e Hugo Chávez, um dos principais líderes da história de Cuba. Com a intenção de unificar os povos socialistas da América do Sul e Caribe, essa associação fez mais um aniversário na última terça-feira (14).

A reunião que sediou a comemoração foi em Cuba, local de fundação da associação, que agora planeja avançar na consolidação de suas ideias no campo econômico.

Países socialistas querem criar criptomoeda própria para fugir do domínio do Dólar

Na última terça, a vigésima cúpula da ALBA-TCP finalizou em Havana as discussões para uma retomada da economia nos países em um mundo pós-pandemia, segundo a AFP.

Composta por Cuba, Venezuela, Bolívia, Nicarágua e outros países pequenos da região latino-americana, essa cúpula mira inovações nos campos financeiros, e pretende combater nos próximos anos os efeitos nocivos do capitalismo mundial.

Essa fala foi feita pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que propôs a criação de uma criptomoeda própria dos países socialistas da cúpula, para evitar assim o uso do Dólar em negociações entre os parceiros.

A intenção é que com essa criptomoeda o valor das negociações tenham a cotação correndo por fora do domínio dos Estados Unidos. Maduro acusou os países desenvolvidos de utilizarem as variantes da COVID-19 para manipular os mercados financeiros, impactando nos últimos dias o preço do Petróleo nos mercados globais.

Vale lembrar que a Venezuela é muito dependente do Petróleo para manter viva sua economia, sofrendo prejuízos no mercado com a queda do barril no mercado mundial. Além disso, já testou em larga escala a adoção de criptomoedas em transações com sua população e é o primeiro país a criar uma moeda digital, a Petro.

“Construir um plano econômico, financeiro e monetário, a reativação das tabelas técnicas da economia, fortalecer a alavancagem de Banco del ALBA”

Países socialistas da América Latina na contramão da China e Rússia

Vale lembrar que a permissão discutida pelos países da América Latina a uma criptomoeda vão na contramão das maiores potências socialistas do mundo, que são China e Rússia.

Isso porque, a Rússia está considerando banir o uso de criptomoedas em sua população, medida anunciada recentemente pelo banco central local.

Já a China marcou o noticiário do Bitcoin em 2021, ao banir de seu território empresas e alertar seguidamente contra o mercado. Parte da ALBA-TCP, a Bolívia também não se mostra crente nas criptomoedas, mas seu presidente é apoiador dos regimes da Venezuela e de Cuba.

Não está claro quando uma criptomoeda deverá sair dessa cúpula, que pretende fugir do Dólar, com Nicolás Maduro (Venezuela) afirmando que é uma moeda manipulada pelo capitalismo para atacar países emergentes.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias