Um programador especialista em Ethereum ganhou cerca de 3 milhões de reais em ApeCoin ao fazer um flashloan (empréstimo instantâneo, em tradução literal). Na ocasião, o usuário “pegou emprestado” NFTs da Bored Apes Yacht Club (BAYC), devolvidos imediatamente após o mesmo ter recebido o airdrop.
Na primeira operação desse tipo, o experiente programador escreveu um contrato inteligente que fez um flashloan de todos os tokens da NFTX para resgatar os NFTs disponíveis na plataforma, receber as moedas APEs do airdrop e, em seguida, devolver os NFTs à plataforma.
Sem analisar os detalhes, a operação parece simples. Você compra/pega emprestado os tokens, troca-os pelo NFT, envia o NFT para receber o airdrop, depois devolve o NFT para a pool, assim como os tokens emprestados.
A melhor parte, é claro, é que nada disso está realmente acontecendo aos olhos humanos. Afinal, os tokens ou o NFT não saíram do lugar.
Isso trata-se de uma operação de código, com a rede do Ethereum verificando tudo, completando todas essas transações em um único bloco para, em seguida, chegar ao objetivo final: receber o airdrop da ApeCoin.
Todas as etapas podem ser observadas na imagem acima, incluindo a mágica do ‘Null Address’ (endereço nulo) que realiza todo processo de conversão do token para NFT e, em seguida, o recebimento de cerca de 60.000 ApeCoins, no valor de mais de 3 milhões de reais.
O contrato, no entanto, não parece tão simples assim, embora tenha apenas 330 linhas de código. Afinal o código está tão condensado que a sua leitura fica extremamente difícil.
A taxa paga por este processo foi de apenas 0,23 ETH, equivalente a R$ 3.300. Sim, este foi todo o montante gasto pelo usuário para pagar pelo flashloan, pegar o NFT emprestado, converter e reconverter e receber o airdrop. Sendo assim, o pequeno investimento do programador teve um retorno de 1.000 vezes.
Qualquer pessoa poderia ter feito isso, contudo é necessário ter uma grande experiência em como fazer um flashloan, sendo esta uma das maiores invenções do setor das criptomoedas dos últimos anos.