A corretora de criptomoedas CoinFLEX vem passando por uma situação que não só está ameaçando a sua reputação, como a de nomes conhecidos no mercado. O recente colapso da CoinFLEX envolve um empréstimo irresponsável feito para uma única pessoa.
A situação da CoinFLEX está ligada com a recente queda das criptomoedas, mas a história vai muito além disso, com muitos até mesmo envolvendo Roger Ver, conhecido como “Jesus do Bitcoin” e criador do “Bitcoin Cash” (a.k.a shitcoin).
O problema com a ConFLEX é relativamente simples, e particularmente estarrecedor, a companhia que pratica yeld decentralizado realizou um empréstimo sem colateral para um indivíduo, identificado como um “cliente antigo”, de US$ 47 milhões. No entanto, após perdas no criptomercado esse indivíduo não é mais capaz de pagar o empréstimo.
De acordo com um anúncio da própria corretora, o cliente em particular acabou ficando com a conta negativa. A corretora explicou que em circunstâncias normais esse cliente teria sido liquidado automaticamente.
Mas nesse caso específico, o cliente tinha um contrato de não-liquidação, com a garantia de que ele iria manter a liquidez da sua conta e pagar o que deve, o que não aconteceu e agora deixou a plataforma com um débito milionário.
Com muitos se perguntando quem pode ser esse cliente misterioso, muitos tinham apontando diferentes suspeitos, e alguns confirmaram que é possível que Roger Ver seja o responsável por ter praticamente quebrado a CoinFLEX;
“Um insider verificado confirmou que o individuo de alto valor que deve dinheiro à CoinFLEX é o defensor do Bitcoin Cash e acionista da CoinFlex, Roger Ver.
Ver estava apostando em posições longas no BCH e a plataforma permitiu que ele continuasse em déficit porque ele pessoalmente garantiu que iria pagar.”
A verified insider has confirmed that the "high net worth individual" who owes CoinFLEX money is Bitcoin Cash advocate & CoinFLEX shareholder Roger Ver. Ver had a long on BCH, and the platform allowed him to run a deficit because he personally guaranteed he would pay them back. https://t.co/0lyETbH0PD
— FatMan (@FatManTerra) June 28, 2022
Roger Ver nega
Inicialmente Roger Ver chegou a negar que era a pessoa que estava devendo à CoinFlex, afirmando que tudo não passava de rumores. Indo além, ele também afirmou que não só não estava devendo para a companhia, como ela é a corretora que estava devendo “uma grande quantidade de dinheiro” para ele e que estava em processo para tentar recuperar o valor.
Recently some rumors have been
spreading that I have defaulted on a
debt to a counter-party. These rumors
are false. Not only do I not have a debt
to this counter-party, but this counter-
party owes me a substantial sum of
money, and I am currently seeking the
return of my funds.— Roger Ver (@rogerkver) June 28, 2022
A situação que já era complicada ficou ainda mais quando o CEO da CoinFLEX foi abertamente ao Twitter garantir que sim, Roger Ver, o apoiador do Bitcoin Cash, é o devedor.
“Ele está negando que o débito pertence a ele, então nós achamos necessário clarificar para o público que sim – o débito é 100% relacionado a conta dele.
Roger Ver um cidadão da União Europeia que nós acreditamos ter uma grande quantidade de ativos nos EUA, Reino Unido e outras jurisdições relevantes.”
He is denying that the debt pertains to him and so we felt the need to clarify to the public that yes – the debt is 100% related to his account. Roger Ver a citizen of the European Union who we believe has significant assets in the US, UK and other relevant jurisdictions
— Mark Lamb 💪 (@MarkDavidLamb) June 28, 2022
A situação chegou a ser repercutida entre os investidores brasileiros, até mesmo com um tom de comemoração, já que Roger Ver não é muito querido entre os bitcoiners por causa da criação do bitcoin cash e suas afirmações de que o BCH é “o verdadeiro bitcoin”.
Roger Ver se ferrando com shitcoins, sem dinheiro pra pagar dívida, BCH indo mais pro saco… Enfim, as delícias de um bear market onde todo mundo que estava com as calças arriadas é exposto https://t.co/Xz1y9x3tY8 pic.twitter.com/yAv7OdViLq
— ₿it⚡️Dov (@bitdov) June 28, 2022
Plano de recuperação da CoinFLEX envolve a criação de uma nova criptomoeda
Entre as acusações que vão de um lado para outro, a CoinFLEX também está sendo criticada pela forma que decidiu lidar com a situação: Criando uma criptomoeda lastreada no débito de Roger Ver.
Conforme informou o site CNBC, a CoinFlex afirmou que emitirá US$ 47 milhões em uma moeda digital, oferecendo 20% de juros ao ano, e recebeu o nome de Recovery Value USD, ou rvUSD, moeda que alguns estão chamando de “(R)oger (V)er USD”
Parte do plano da CoinFlex é esperar que seja reembolsado pelo investidor, o que, claro, pode não acontecer. Lamb disse à Bloomberg na segunda-feira que acredita que o investidor pagará a empresa “em algum momento no futuro”.
Caso esse pagamento seja feito, com juros, quem comprou a rvUSD receberá parte dos juros como forma de incentivo, com promessas de até 20% APY.
Segundo a CNBC a companhia acrescentou que conta com “mecanismos alternativos” se não puder levantar dinheiro com a emissão de rvUSD, mas não detalhou quais seriam.
A CoinFlex também afirmou que acredita poder retomar os saques no dia 30 de junho. Se a emissão do token rvUSD for totalmente comprada, a CoinFlex reativará os saques e restaurará a plataforma para funcionalidade total, disse a empresa.
No entanto, até o momento tudo é muito suspeito e os planos da CoinFLEX podem cair por terra. Infelizmente para quem tem dinheiro na corretora agora é tarde, já que os saques foram bloqueados, o melhor é torcer para o plano de recuperação funcionar.