Um novo estudo revela que os brasileiros preferem utilizar Bitcoin para realizar pagamentos. Assim, o cenário indica uma tendência de grande preferência da maior moeda digital e uma adoção de sua tecnologia.
O bitcoin é uma tecnologia criada para permitir que o poder do dinheiro volte para as pessoas. Quando apresentada em meio a crise de 2008, a solução foi uma nova forma de dinheiro ao mundo fiduciário.
Gradualmente, o bitcoin se tornou conhecido pelo mundo e segue como candidato a ocupar transações entre pessoas e empresas.
Brasileiros preferem Bitcoin para pagamento de contas
Depois que o bitcoin se provou um sucesso como tecnologia de pagamentos pela internet, milhares de outras criptomoedas alternativas surgiram, as altcoins.
Tentando destronar o BTC, as altcoins buscaram se apresentar como melhores soluções de pagamentos. Além disso, alguns projetos buscam ser uma melhor “blockchain”, com diferentes casos de uso.
Mas pelo menos no Brasil, a dominância do Bitcoin como meio de pagamento em comparação com outras criptomoedas não é ameaçada.
De acordo com dados revelados pela CoinPayments ao Livecoins, três quartos (77%) das transações de pagamentos que ocorrem com criptomoedas no país envolvem o bitcoin.
Para Rubens Neistein, Business Manager da CoinPayments, há um forte movimento de aceitação do bitcoin no mercado brasileiro.
“Observamos um movimento grande de aceitação do bitcoin no mercado brasileiro. Mais do que um ativo para investimento pela possibilidade de retorno financeiro, ele se destaca como forma de pagamento. Principalmente no atual momento de transformação digital e incerteza econômica do real.”
Fundada em 2013, a empresa obteve os dados ao facilitar que empresas aceitem Bitcoin como meio de pagamento no Brasil. Empresários que optam por receber em criptomoedas com conversão para Real, também contam com ajuda dessa solução.
Bitcoin cresce pelo mundo
Os dados que revelam um interesse de brasileiros por realizar pagamentos com bitcoin mostram que a moeda digital já é vista como dinheiro no país.
Para a empresa que levantou os dados, um dos motivos que explica essa preferência é a tradição do bitcoin, moeda digital pioneira do setor.
Além disso, a valorização dos últimos anos tornaram essa um sistema procurado por muitas pessoas, que confiam e acreditam na tecnologia.
Em uma pesquisa recente feita pela Visa, 25% dos pequenos negócios planejam aceitar criptomoedas no futuro. Nesse cenário, o Bitcoin ganha mais força como meio de pagamento e cresce pelo mundo em adoção como dinheiro da internet.