Confira 3 dicas para não cometer erros com criptomoedas

Dicas simples para uma situação cada vez mais complexa para vítimas.

Os investidores de criptomoedas que estão chegando no mercado podem cometer vários erros, mas três dicas podem ajudar a reduzir danos. E são vários os erros que podem ser cometidos por iniciantes do mercado.

Há certamente os já famosos golpes de pirâmides financeiras e esquemas ponzi, que prometem lucros altos e fixos. Por ser um tema em alta nos últimos anos, é possível que novos investidores já saibam detectar investidas dos golpistas.

Outros em alta são ataques phishing, que consiste em enviar um link ou aplicativo falso para vítimas em potencial, que ao interagir com esses podem cair na rede de hackers e deixar escapar informações valiosas.

Esses, contudo, são apenas alguns problemas que novos investidores podem encontrar em seu caminho.

Utilizar mensagens de texto via SMS em corretoras? Cuidado

Se o iniciante chega no mercado e decide comprar criptomoedas em corretoras, é importante criar uma conta com o maior número de etapas de segurança possível.

Isso por si não garante que suas criptomoedas não serão roubadas, visto que as corretoras são constantes alvos de hackers pelo mundo. Mesmo assim, dificulta um acesso não autorizado a um local que contém o dinheiro dos clientes.

Portanto, ao configurar uma conta em corretora e habilitar a autenticação em dois fatores (2FA), é bom lembrar que não utilizar a opção de SMS para receber os códigos de acesso.

Isso porque, ataques hackers do tipo “Sim Swap” tem aumentado pelo mundo e uma invasão em corretoras pode levar tudo dos investidores, como ocorrido em um caso recente no Brasil.

Lista de permissões de saques

Uma etapa importante de se configurar em corretoras também é a lista de permissões de saques, colocando endereços válidos de IP que pertencem ao investidor.

Assim, caso um acesso não autorizado aconteça em sua conta, a corretora identificará que o IP não pertence ao cliente e barrará o acesso de terceiros, normalmente hackers.

Essa importante etapa de segurança é negligenciada por muitos investidores, inclusive os mais veteranos do mercado. Configurar endereços de saques permitidos também é outra possibilidade para melhorar a segurança.

Senha de segurança das carteiras armazenada em qualquer lugar

Uma das dicas mais valiosas de um erro comum cometido por quem está chegando no mercado de criptomoedas envolve as carteiras.

Como é super importante que as moedas sejam armazenadas em um local seguro, fora de corretoras e de preferência sem conexão com a internet, usuários correm para criar seus endereços em carteiras.

Durante o processo de criar uma carteira, é gerada uma senha de segurança, também chamada de chave privada, que dá acesso aos fundos da carteira a quem tem sua posse.

Assim, ao obter sua chave privada, é recomendável guardar em um local seguro, que não corra risco de ser acessado por terceiros, pegar fogo, ou qualquer outra eventualidade que faça o investidor perder tudo.

Dica extra: estude e tenha calma

Após conhecer alguns dos principais erros que iniciantes podem cometer ao iniciar sua jornada com Bitcoin e criptomoedas, a dica extra é a principal.

Isso porque, sem estudo sobre as ferramentas e boas práticas do mercado, comprar em corretoras, transferir moedas pelas redes, entre outras atividades, se torna uma atividade arriscada.

Dessa forma, antes de sair comprando qualquer moeda em uma corretora desconhecida, esperando ter lucros rápidos e fáceis, é importante se debruçar sobre manuais técnicos e fundamentais do mercado e operar com calma, sempre garantindo a segurança em primeiro lugar.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias