Conclusão da atualização está prevista para o dia 15 de setembro; confira abaixo os principais pontos sobre o The Merge, e como algumas exchanges, como a ProBit Global, estão se programando.
Após anos de preparação, o processo de fusão do Ethereum, o chamado The Merge, foi finalmente iniciado na semana passada. O procedimento começou com a atualização Bellatrix, que tinha como objetivo preparar o Beacon Chain para a fusão.
Concluída com sucesso, a rede prepara-se agora para a última etapa, a Paris, que está marcada para o dia 15 de setembro. Ela marcará o fim da mineração de Proof-of-Work no Ethereum Blockchain e a conclusão bem-sucedida do The Merge.
Listamos abaixo os principais pontos para você entender o que é o The Merge e como ele afetará as operações de trading em algumas corretoras, como é o caso da ProBit Global:
Mudança no mecanismo de consenso
Hoje, a exemplo do que acontece no bitcoin, os mineradores da blockchain Ethereum são pagos em ETH para processar transações, a partir de um trabalho intensivo de seus computadores, o que é chamado de Proof-of-Work (Prova de Trabalho – PoW). O The Merge pretende modificar o mecanismo de consenso, de PoW para PoS (Proof-of-Stake = Prova de Participação), eliminando a mineração. Assim, as transações da rede serão validadas de forma sustentável, o que automaticamente irá gerar uma grande economia de energia.
Redução do consumo de energia
Prevê-se a redução de 99,5% no consumo de energia da rede, pois não será mais necessário utilizar milhares de mineradores e seus computadores de alta potência, e que demandam um alto consumo de energia.
Da mineração para o stake de ETH
Na modalidade Proof-of-Stake, os mineradores são, na verdade, simples detentores de ETH, chamados de validadores. Para atuar como um validador da rede, o interessado precisa obrigatoriamente bloquear (colocar em stake) um mínimo de 32 ETH. Aqueles que tiverem o maior montante bloqueado na rede, serão selecionados para validar transações e ganhar recompensas em ether pela tarefa.
A princípio, as transações NÃO serão mais baratas
A atualização também pretende turbinar a escalabilidade e segurança da rede e, assim, garantir a longevidade do Ethereum no longo prazo. Em um primeiro momento, o upgrade não deve reduzir as taxas de gás, mas vai pavimentar o caminho para que isso aconteça.
Corretoras de criptomoedas irão, temporariamente, suspender operações de ETH durante as atualizações
Algumas corretoras já vieram a público anunciar a suspensão de saques e depósitos de ETH durante as fases do The Merge. É o caso da Binance, Mercado Bitcoin, BitPreço, Foxbit e NovaDax.
Da mesma forma, a ProBit Global suspendeu os saques e depósitos durante a atualização da camada de consenso (Bellatrix), no dia 6 de setembro, e fará o mesmo no dia 15 de setembro, para dar suporte à atualização da camada de execução (Paris).
O que acontecerá após o The Merge?
→ Se nenhum novo token for criado após o The Merge:
- A ProBit Global retomará os depósitos e saques de ETH e ERC-20 o mais rápido possível. Um comunicado oficial será divulgado.
→ Se a cadeia se dividir em duas blockchains paralelas e um novo token for criado:
- O ticker “ETH” será usado para a cadeia Ethereum PoS;
- Os usuários da corretora receberão em suas carteiras da ProBit Global o token forked da cadeia minoritária, na proporção de 1:1, com base no snapshot do saldo de ETH antes da atualização da camada de execução de Paris (aproximadamente na altura do ETH mainnet block 15.540.293, ou no dia 15 de setembro). Um comunicado oficial será divulgado com relação à distribuição.
- A ProBit Global dará suporte aos saques do token forked.
Frisamos a todos sobre a importância de planejarem tempo suficiente para que seus depósitos e saques de ETH e ERC-20 sejam totalmente processados antes das datas marcadas para a finalização do The Merge.
Sobre a ProBit Global
A ProBit Global encontra-se hoje entre as 30 principais na lista mundial de plataformas de criptomoedas, fornecendo acesso ilimitado a mais de dois milhões de usuários, que negociam Bitcoin, Ethereum e mais de 800 altcoins em mais de mil mercados.
Siga a corretora nas redes sociais: