Com a alta do bitcoin nos últimos anos, várias criptomoedas novas surgiram no mercado prometendo grandes inovações e retornos. Mesmo assim, um CEO de uma criptomoeda, detentor de uma tonelada de tokens, resolveu abandonar o projeto, despejando tudo e derrubando o preço do ativo.
Após a situação, a comunidade da Umamis DAO se reúne em grupos desde a última quinta-feira (9), para avaliar os danos da situação.
De fato, a moeda digital não passava por um bom momento, e com a insatisfação do agora ex-CEO, a situação fica ainda mais delicada.
CEO de criptomoeda vende suas posses e derruba o preço do ativo
Nas últimas 24 horas, a Umamis DAO não emitiu nenhum comunicado ao mercado fora de seu grupo do Discord. Mas entre os investidores, fica claro que o ex-CEO DefiAlpha abandonou o projeto de vez.
Além disso, toda a equipe da organização descentralizada (DAO) também se demitiu na última quinta. De acordo com uma nota ao público, o responsável pelo aviso declara que a ação é necessária para que o projeto volte a ser descentralizado.
“Gostaríamos de esclarecer algumas coisas sobre o que está acontecendo no Umami: A equipe se demitiu hoje dos laboratórios Umami para tentar levar o Umami de volta à descentralização e a uma estrutura DAO. O CEO despejou todos os seus tokens por meio de seu endereço aqui, 0x21dF3E7371A58eB0e2248F1362eB5fa01fC9B34F.”
Com a venda em massa de tokens, o preço da Umami (UMAMI) despencou 31% nas últimas 24 horas, recuo que reflete as indefinições do projeto.
Projeto tenta acalmar investidores
Segundo apuração do Livecoins, o projeto Umami DAO tenta manter os investidores do projeto calmos. Assim, uma das informações compartilhadas é que o tesouro do projeto segue protegido, visto que seu acesso depende de assinaturas multisig.
Além disso, os atuais desenvolvedores mantêm o controle do código do DeFi, que se apresenta como um projeto institucional pioneiro.
Nos próximos dias, a expectativa é que a equipe que permanece na DAO elabore uma nova proposta para administração do projeto.
No entanto, a nova proposta reconhece que se os danos reputacionais ao projeto forem grandes após o colapso recente, não convém seguir com nenhuma proposta. Neste caso, o projeto pretende acabar com o DeFi e devolver os recursos aos investidores que acreditavam na proposta.
“Se as repercussões de eventos recentes resultarem em uma perda irreparável de reputação que impeça o crescimento do cofre e a receita da linha de produtos, a DAO deve considerar a dissolução para permitir que os investidores da UMAMI recuperem os custos.”
Nos próximos dias, a gestão da DAO decidirá o futuro do projeto. Desde dezembro de 2021, o token UMAMI despencou 94% no mercado, desde sua alta histórica.