Desde o dia 20 de janeiro está disponível no site da GOL a funcionalidade que permite aos Clientes efetuarem a compensação voluntária de carbono de seus voos durante o ato da compra das passagens, tudo com auxílio da tecnologia blockchain.
Ou seja, agora é possível voar com o CO2 já neutralizado. Os clientes podem ao escolher assentos ou adquirir uma bagagem para ser despachada, optar pela compensação voluntária de carbono.
A campanha chamada Meu Voo Compensa é uma iniciativa criada pela Gol em parceria com a Moss, uma climatech que utiliza a tecnologia blockchain.
Dados mostram que a Gol já neutralizou tolenadas de CO2 com ajuda da blockchain
De acordo com nota enviada ao Livecoins, a Gol declara que m 1 ano e 6 meses do lançamento do projeto #MeuVooCompensa (junho de 2021 a dezembro de 2022) foram neutralizadas 13,1 mil toneladas de CO2 de maneira voluntária pelos Clientes, nas rotas carbono neutro da GOL (Fernando de Noronha e Bonito) e em ações pontuais de compensação.
Esse montante equivale a 1.878.312 árvores preservadas por um ano, ou 3.266 hectares de florestas conservadas por ano. Além disso, representa ainda à manutenção de 3.959 campos de futebol de natureza nativa.
Segundo Eduardo Bernardes, vice-presidente de Receitas da GOL, todo o esforço tem valido a pena.
“Há mais de 12 anos a GOL desenvolve ações para mitigar o impacto dos voos no meio ambiente. Com o lançamento da campanha #MeuVooCompensa, em 2021, fortalecemos ainda mais o nosso compromisso com a sustentabilidade, com o desafio e a preocupação de que o tema chegasse a todo o Time de Águias e, de forma pioneira, ao Cliente – e isso foi cumprido. Os resultados da campanha mostram que o caminho escolhido é longo, embora promissor, e o lançamento da nova fase do projeto reforça nossa convicção de que todos os esforços da Companhia pela preservação do planeta têm valido a pena”.
Gol diz que serviço é acessível
Dados divulgados pela Gol mostram que seu serviço pode ser acessível aos clientes que querem optar pela compensação de carbono nos voos.
Um exemplo divulgado pela companhia envolve o trecho da ponte aérea Rio-São Paulo, onde o passageiro sai do aeroporto Congonhas a caminho de Santos Dumont. Neste trecho, a compensação de carbono é de apenas R$ 2,77 hoje, diz a Gol, indicando que será possível neutralizar a emissão de 0,03 t de CO2.
Os clientes ainda podem optar por neutralizar apenas uma parte do trecho percorrido. De qualquer forma, após utilizar o serviço, os clientes recebem um certificado nominal de neutralização de carbono da Gol+Moss.
De acordo com Felipe Sobrinho, gerente de ESG da GOL, a novidade na campanha envolve os clientes na compensação de carbono e cuidados com meio ambiente.
“As atividades do dia a dia de toda a sociedade invariavelmente impactam o meio ambiente. Não seria diferente com a aviação comercial, um setor essencial que é grande consumidor de combustível. Essa nova etapa da campanha #MeuVooCompensa, em que a compensação de carbono é feita diretamente junto à compra da passagem pelos Clientes, é como um atalho para que as pessoas consigam se envolver de forma ainda mais fácil, rápida e econômica com a preservação da natureza e da vida.”