Atraindo atenção após captar milhões de dólares e já ter sua criptomoeda listada em grandes corretoras, a CryptoGPT (GPT) recebeu um olhar mais atento ao seu ecossistema, totalmente associado ao ChatGPT.
Com um protocolo avaliado em US$ 250 milhões, recebendo 10 milhões de dólares da DWF Labs, o projeto tenta criar novidades ligadas a inteligência artificial e criptomoedas.
Além disso, indica que deverá crescer mais no mercado asiático após o aporte, principalmente em Hong Kong.
Contudo, a pouca transparência do projeto, e um passado nebuloso de seus membros, chamou atenção de uma análise sobre o caso.
CryptoGPT pode ser um golpe contra investidores, alerta estudo
De acordo com um estudo realizado pelo site Cryptopolitan, a criptomoeda CryptoGPT é um golpe novo contra investidores.
E um dos pontos nebulosos do estudo envolve a liderança do CTO Dejan Erja, que se apresenta como um ex-Ripple. Chama atenção que ele não tem provas de que um dia integrou quadros da Ripple, empresa responsável pela criação da moeda XRP.
Outra informação na liderança que acendeu um alerta dos pesquisadores envolve o líder Art Bagdonas, que não tem uma presença online. Ou seja, não está claro se ele é apenas uma persona criada para dar a ideia de mais um líder, ou se realmente é uma pessoa que existe e tem envolvimentos com o projeto.
Outro detalhe que chamou atenção, e que a própria CryptoGPT confessa, é que o seu assistente de atendimento, chamado Alex, é abastecido pela API da OpenAI, a criadora do ChatGPT. Com isso, fica claro que a empresa não cria inovações verdadeiras, apenas utilizando uma ferramenta popular.
“Alex é orgulhosamente alimentado por OpenAI, assim como os produtos de IA de muitas corporações multibilionárias hoje.”
Alex is proudly powered by OpenAI, as are the AI products of many multi-billion dollar corporations today.
In GPT ecosystem, it serves as a user acquisition funnel.
The core development is the layer-2 and AI2earn Data Market. Here’s what we’re building:
— CryptoGPT | AI2Earn Staking Live 29/30 Days Growth (@CryptoGPT_org) April 11, 2023
Grandes corretoras como Bybit, Poloniex, Bithumb, Bitfinex, no Brasil a NovaDAX, já listaram a criptomoeda GPT. Contudo, não está claro se o projeto seguirá sustentável, com alguns pontos nebulosos ainda a serem esclarecidos aos investidores.
Desenvolvedores brasileiros ligados ao projeto
Segundo apuração do Livecoins, no site público do CryptoGPT, fica claro que o projeto tem apenas 3 desenvolvedores e, coincidentemente ou não, todos são brasileiros.
São eles Emanuel Júnior, Rafael Dantas e Bruno Rafael (ex-Suno), que completam o quadro de seis funcionários do projeto. Dois líderes moram na Europa, segundo seus perfis no LinkedIn, enquanto Art permanece um mistério.
De qualquer forma, não está claro, apesar dos vários indícios, se o projeto é realmente um golpe contra investidores.
Mesmo assim, todos os interessados em comprar criptomoedas associados ao crescente mercado de inteligência artificial devem redobrar os cuidados. Isso porque, quando uma tendência surge rapidamente no mercado, ela pode apresentar riscos extras, principalmente em pequenas altcoins, que não costumam demorar muito a falir.