Startup de blockchain fundada por brasileiros recebe três prêmios no Japão

H3aven, criada por dois belo-horizontinos, criou soluções em blockchain e traz para o Brasil troféus da maior maratona mundial do segmento.

Entre os dias 14 e 16 de abril de 2023, o ETHGlobal Tokyo promoveu um evento com a comunidade Ethereum no Japão. Participando de torneios, uma startup brasileira de blockchain conseguiu vencer três prêmios no país asiático.

Com o desafio de usar todas as 60 horas do ETHGlobal Hackathon em Tóquio para resolver problemas reais sobre tecnologia, a H3aven se destacou.

Os projetos criados pelos brasileiros se somam a outros mais de 300 iniciativas que concorreram no evento e buscavam apresentar uma solução envolvendo a Web 3.0.

Desafio de programar 58 horas sem dormir foi grande, diz fundador brasileiro de startup

Com uma aplicação batizada de “Tokenized Access Control”, os brasileiros Antonio Hoffert e João Henrique Costa subiram três vezes no pódio. Viabilizada por meio de armazenamento de dados descentralizado, a solução resolve dois transtornos comuns do mundo digital: o gasto duplo sobre credenciamento que algumas plataformas sofrem pelo uso compartilhado de senhas e logins, e o sequestro de dados de clientes por criminosos. A Netflix, por exemplo, recentemente divulgou novas regras com o intuito de vetar o compartilhamento de senhas, e não foram efetivas.

A estratégia desenvolvida pela dupla foi baseada em credenciamento via NFT, que traz segurança no armazenamento de informações e dificulta o compartilhamento de chaves privadas. “A ideia é que as pessoas fiquem mais cautelosas. Você não poderá mais partilhar informações de acesso, já que qualquer pessoa pode utilizar seu NFT, e, assinando com a chave privada, realizar uma transação em seu nome, por exemplo. Os dados de login viram realmente pessoais“, explica João Henrique Costa.

A solução foi apresentada aos juízes e recebeu prêmios da Polygon, plataforma líder para escalonamento Ethereum e desenvolvimento de infraestrutura, da Airstack, outra plataforma que otimiza o gerenciamento, a integração e a utilização de blockchain e da Filecoin Virtual Machine, um ecossistema referência para execução de contratos inteligentes.

O cofundador João Henrique relatou a experiência como desafiadora, visto que permaneceu quase 60 horas sem dormir.

“Foi desafiador dormir só duas horas e ficar 58 horas desenvolvendo e programando, mas recompensador quando as soluções tomam forma e resolvem dores comuns. Estar disputando com mais de 1.050 outros desenvolvedores do mundo inteiro e poder levar para o Brasil três prêmios é ter certeza que estamos no caminho certo: o da democratização de soluções em blockchain.”

Empresa fundada por sócios de Belo Horizonte

A H3aven, dos sócios belo-horizontinos Antonio Hoffert e João Henrique Costa, é uma startup com sede nos Estados Unidos especializada em aplicações com tecnologia blockchain em diferentes fluxos de trabalho e setores da indústria.

Foi listada recentemente no Radar INDTech, do hub da FIEMG Lab, como uma das 30 empresas mais importantes na aceleração do futuro da indústria de saúde e segurança no Brasil.

No passado, Antonio Hoffert também ajudou a Gerdau a pesquisar soluções em blockchain.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias