Com registro de CNPJ em outubro de 2021, meses após a Operação Kryptos da PF encerrar as fraudes do Faraó dos Bitcoins, no Rio de Janeiro, a Lyon Invest é suspeita de levar vários investidores da GAS a um novo golpe no mercado de criptomoedas.
Pelo menos essa é a situação em que a polícia civil do Rio de Janeiro começou a receber denúncias de investidores, e já apura o caso do “golpe duplo”.
Vale lembrar que, diferente da GAS, a Lyon tinha sua sede em Magé, outro município do Rio de Janeiro. Mesmo assim, os clientes locais haviam aportado na empresa de Glaidson Acácio dos Santos e perdido tudo.
De acordo com informações divulgadas pelo RLagos Notícias, o dono do negócio Eder dos Santos Almeida já foi intimado a prestar esclarecimentos na delegacia.
Empresário que levou ex-investidores do faraó dos bitcoins a novo golpe é investigado após captar 6 milhões de reais
Com escritório na Barra da Tijuca, região nobre do Rio de Janeiro, a Lyon Invest seguiu a mesma linha de captação do faraó dos bitcoins. Ou seja, prometia manter operações para seus clientes que resultariam em 10% de rendimento mensal.
Em suas redes sociais, a Lyon Invest captava traders para operaram o capital da empresa até o final de 2022, em sua suposta mesa proprietária de negociações.
Mas em julho de 2023, o escritório da empresa foi fechado e a situação levou muitos investidores a se preocuparem com o fim do possível esquema.
Preocupada, a irmã do dono do negócio perdeu o contato com o irmão e chegou a protocolar um boletim de ocorrência alegando que Eder havia sumido. Em 31 de julho, contudo, ele voltou a dar notícias e a delegacia da Baixada Fluminense arquivou a investigação de sumiço.
Mesmo voltando a responder sua família, Eder deixou de responder os antigos clientes, e até bloqueou alguns em aplicativos como WhatsApp. A polícia já identificou 50 clientes que prestaram depoimentos, alegando serem vítimas do novo golpe.
Entre as vítimas, ex-investidores do faraó dos bitcoins também protocolaram denúncias contra a Lyon.
Investidora do faraó dos bitcoins perdeu o resto que tinha na Lyon
Uma investidora que conversou com a reportagem do RLagos declarou que além do prejuízo com o faraó dos bitcoins, perdeu o resto de seu dinheiro com a Lyon, um total de R$ 240 mil de prejuízos.
Os atrasos nos pagamentos começaram a se intensificar no início de 2023, mas em julho o esquema ruiu de vez e os investidores perderam o contato com o empresário líder. Agora a polícia apura o caso.
O Livecoins não conseguiu contato com Eder ou a Lyon, mas o espaço segue em aberto para manifestações.