O Bitcoin Core, principal cliente do Bitcoin, foi atualizado para a versão 25.1 nesta quinta-feira (19). Dentre as mudanças estão diversas correções de bugs, melhoras de desempenho e atualização de traduções.
Para fazer o download do novo cliente, usuários podem acessar a página oficial do projeto, podendo optar entre download direto ou então via BitTorrent.
Dentre as 11 pessoas agradecidas por suas contribuições está o brasileiro Bruno Garcia. Após colaborar com a atualização Taproot, implementada em 2021, Garcia tornou-se um dos desenvolvedores do Bitcoin, papel que continua desempenhando atualmente.
“PR mesclado de Bruno Ely Reis Garcia: lib: adicionar suporte ao taproot na libconsensus”
Taproot + libconsensus https://t.co/IxXRvFZ1Q1
— Bruno Garcia (@brrrunog) October 16, 2023
O que muda na nova atualização do Bitcoin?
A atualização teve impacto em diferentes serviços oferecidos pelo Bitcoin Core, desde correções de bugs na interface gráfica, mas também em pontos mais técnicos, como P2P, RPC e na própria construção da carteira.
Como destaque, o software possui uma melhor estimação de taxas, evitando estimativas ultrapassadas, melhorias no sistema de ponto-a-ponto (P2P), correções de bugs no RPC em relação a endereços bech32 inválidos e de diversos bugs ligados a carteira.
“Se você estiver executando uma versão mais antiga, desligue-a. Espere até que ele desligue completamente (o que pode levar alguns minutos em alguns casos), então execute o instalador (no Windows) ou apenas copie /Applications/Bitcoin-Qt (no macOS) ou bitcoind/bitcoin-qt (no Linux ).”
A atualização 25.1 é a primeira desde a última grande atualização, lançada em maio deste ano. Portanto, grande parte da atualização foca em correções de pequenos bugs, não trazendo grandes novidades e focando apenas na segurança.
De qualquer forma, outros desenvolvedores seguem trabalhando em paralelo para deixar o Bitcoin mais poderoso. Na semana passada, por exemplo, um paper de 8 páginas chamou a atenção da comunidade por prometer que o Bitcoin rode contratos inteligentes sem nenhuma atualização em seu código.
Já nesta quarta-feira (18), a equipe da Lightning Labs liberou os “Taproot Assets” na Lightning Network (LN). A implementação promete trazer stablecoins e outros tokens para a LN, também sem interferir no Bitcoin diretamente.
Por fim, o Bitcoin evoluiu muito desde seu lançamento em 2009 e desenvolvedores brilhantes de todo o mundo continuam deixando o projeto cada vez mais seguro e robusto.