Fatima Imran, uma mulher de 25 anos, pediu dinheiro a seus conhecidos afirmando que precisava da quantia para pagar a hipoteca de sua casa. No entanto, a polícia descobriu que ela não apenas usou o dinheiro para investir em um golpe de criptomoedas como também perdeu tudo.
O caso aconteceu em Oshawa, uma cidade no Canadá com cerca de 139.000 habitantes. A polícia chegou a revelar uma foto da mulher, acreditando que dessa forma encontrará outras vítimas desse empréstimo.
Com a grande valorização do Bitcoin e outras criptomoedas em 2023, alguns investidores podem se sentir pressionados a buscar oportunidades de ganho, mas acabam caindo em esquemas ou então investindo mais do que podem perder. Portanto, o momento requer calma e racionalidade.
Mulher é presa após pegar dinheiro emprestado e usar em golpe de criptomoedas
Segundo informações da polícia publicadas pelo jornal Toronto Sun, Fatima Imran está enfrentando três processos judiciais relacionados aos empréstimos que pegou para pagar sua hipoteca, mas acabou perdendo em um golpe de criptomoedas.
Apesar da soma não ter sido revelada, cada acusação de fraude envolve uma quantia superior a 5 mil dólares canadenses, cerca de R$ 18.150 cada.
Após enganar seus conhecidos, ela “desviou os fundos para se envolver em um golpe de criptomoedas, resultando na perda total dos fundos emprestados”, afirmou a polícia de Durham.
O nome do esquema em questão não foi revelado. No entanto, com a alta das criptomoedas, golpistas estão aproveitando o desconhecimento e curiosidade do público para aplicar os mais diversos golpes.
Como exemplo, recentemente um aplicativo que prometia dobrar o dinheiro depositado parou de pagar seus clientes, transformando-os em vítimas.
Por fim, Imran foi liberada sob custódia, mas terá que comparecer ao tribunal em uma data posterior. A política também liberou uma foto da mulher de 25 anos, acreditando que ela tenha feito mais vítimas na região.
Alta das criptomoedas pode ser um perigo para investidores inexperientes
Conforme o Bitcoin e outras criptomoedas ganham destaque devido as suas grandes valorizações recentes, golpistas usam esses dados para falsamente prometer retornos financeiros irreais. Muitos investidores sem experiência acabam caindo nesses golpes.
Portanto, a recomendação para novos investidores é buscar conhecimento antes de entrar nesse mercado. Assim que estiverem confiantes, podem então buscar corretoras confiáveis para realizar seus primeiros aportes.
Por fim, outra dica é sempre manter a calma. Afinal, uma das estratégias mais utilizadas pelos golpistas é o “senso de urgência”, deixando suas vítimas sem tempo para realizar pesquisas sobre o que estão lhe oferecendo.