Mais um banco brasileiro abre concurso exigindo conhecimento em criptomoedas

O Banco da Amazônia S.A., cujo maior acionista é o Governo Federal, disponibilizou novo edital de concurso para cargos.

Em parceria com a Fundação Cesgranrio, o Banco da Amazônia S.A. (BASA), disponibilizou novo edital de concurso público nesta quarta-feira (31), mais um que cobra conhecimentos até em criptomoedas.

Caso aprovados na etapa das provas, os candidatos ainda devem passar por exames médicos e procedimentos admissionais. Ao todo são três etapas para quem se classificar nas provas, marcadas para 20/10/2024.

Ao todo são esperados o cadastro de até 450 pessoas em dois cargos, sendo Técnico Bancário e Técnico Científico, ambos com carga horária semanal de 30 horas, ou 6 horas diárias de trabalho.

Os interessados devem cadastrar-se, no período entre 10 horas do dia 02/08 e 23h59min do dia 26/08/2024, na página www.cesgranrio.org.br.

Concurso público do Banco da Amazônia cobra conhecimentos em criptomoedas

Com exigência de escolaridade de apenas o nível médio completo, o Técnico Bancário é um cargo disposto no novo edital do BASA. Contudo, devem demonstrar um bom entendimento sobre as inovações do mercado financeiro, como as criptomoedas, bitcoin e blockchain.

Curiosamente, o tema surge como um tópico de “dinheiro na era digital”, o que contrasta com o entendimento do próprio Banco Central do Brasil. Isso porque, a autarquia chama o bitcoin de “criptoativo” com a justificativa que este é um “ativo virtual”, não uma moeda.

INOVAÇÃO E ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO: 1 – O processo de inovação: 1.1 – Geração de ideias e o processo criativo. 1.2 – Inovação x Invenção. 1.3 – Tipos de inovação. 2 – Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 3 – Internet banking. 4 – Mobile banking. 5 – Open banking. 6 – Ecossistemas complexos de informação. 7 – Novos modelos de negócios. 8 – Fintechs, startups e big techs. 9 – Sistema de bancossombra (Shadow banking). 10 – Funções da moeda. 11- O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 12 – Marketplace. 13 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 14 – Segmentação e interações digitais. 15 – Transformação digital no Sistema Financeiro.

Já para o cargo Técnico Científico – Área de Formação Tecnologia da Informação, que exige nível superior, há menção indireta a tecnologia blockchain. Isso porque, como um conhecimento específico, os candidatos devem conhecer sobre os temas de “Transações distribuídas” e “Distributed Ledger Technology (DLT)”.

Os aprovados ganham, além do salário, os benefícios de Auxílio Refeição (PAT), Cesta Alimentação e Auxílio-creche. Este edital contou com assinatura da atual diretora do Basa, Ana Paula Bulhões Moitinho Leal.

Mais informações sobre o novo concurso público do Banco da Amazônia estão disponíveis no Diário Oficial da União, como datas, vagas, salários, entre outras. O último concurso do BASA ocorreu em 2022.

Outros bancos públicos que já cobraram conhecimento em criptos ou blockchain em concursos

No último dia 22 de julho de 2024, o BNDES também abriu um novo edital de concurso e exige conhecimento em criptomoedas.

Antes, tanto a Caixa Econômica Federal (CEF) quanto o Banco do Brasil também já disponibilizaram editais similares. Ou seja, tudo indica que o conhecimento de criptomoedas e sua tecnologia, a blockchain, cresce no sistema bancário brasileiro.

Com a chegada de mais um banco público cobrando os conhecimentos, interessados em trabalhar na área devem manter uma capacitação contínua sobre o assunto, além de se atualizarem sobre as novidades da tecnologia.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias