A Binance, maior corretora cripto do mundo, anunciou a remoção de quatro criptomoedas nesta quarta-feira (23). No momento desa redação, três delas operam em queda de ~40% devido à decisão.
Em outro anúncio, a corretora apontou para a remoção de quatro pares de negociação. Conforme essas outras criptomoedas afetadas ainda podem ser negociadas por meio de outros pares, elas não apresentaram tanta baixa e apenas acompanham o movimento do Bitcoin.
As quatro criptomoedas removidas pela Binance
As quatro criptomoedas removidas pela Binance foram Rupiah Token (IDRT), Keep3rV1 (KP3R), Ooki Protocol (OOKI) e Unifi Protocol DAO (UNFI). Conforme o maior volume e liquidez desses projetos estava na Binance, isso pode espantar grandes investidores e a decisão teve impacto nos preços.
As maiores perdas ficam para a OOKI, em queda de 43,5% nas últimas 24 horas. Seguindo, UNFI e KP3R perderam 37% de seus valores no mesmo período. A única que se salvou foi a IDRT, caindo apenas 0,4%.
Além disso, as razões da exclusão citadas pela Binance são outro motivo que explicam as quedas. Isso porque, os projetos aparentam estar com algum problema maior.
- Comprometimento da equipe com o projeto;
- Nível e qualidade da atividade de desenvolvimento;
- Volume de negociação e liquidez;
- Estabilidade e segurança da rede contra ataques;
- Estabilidade da rede / contrato inteligente;
- Nível de comunicação pública;
Capacidade de resposta às nossas solicitações periódicas de due diligence; - Evidência de conduta antiética/fraudulenta ou negligência;
- Novos requisitos regulatórios;
- Contribuição para um ecossistema cripto saudável e sustentável.
Conforme essas criptomoedas eram oferecidas em diversos serviços da Binance, desde negociações de margem cruzada e isolada até no Binance Earn, há diversas datas-chave citadas no anúncio, que pode ser lido no site da corretora.
Binance remove quatro pares de negociação
Também nesta quarta-feira (22), a Binance anunciou a remoção de quatro pares de criptomoedas. Embora essa decisão tenha menos impacto que a outra acima, isso também mostra que tais projetos estão com pouca demanda no mercado, sendo um sinal de alerta aos investidores.
Os pares a serem removidos são ALGO/FDUSD, CHR/ETH, DGB/BTC e GMX/BTC. A remoção acontecerá na próxima sexta-feira (25).
“A exclusão de um par de negociação à vista não afeta a disponibilidade dos tokens no Binance Spot. Os usuários ainda podem negociar os ativos base e de cotação do par de negociação à vista em outros pares de negociação disponíveis no Binance”, escreveu a corretora.
No momento desta redação, GMX (GMX) opera em queda de 3,4%, DigiByte (DGB) e Chromia (CHR) caem 1,9% e 4,4%, respectivamente, e Algorand (ALGO) perde 2,1% de seu valor nas últimas 24 horas. Como comparação, o Bitcoin opera em queda de 1% no mesmo período.