Projeto imprime 1,2 bilhão de novos tokens após criptomoeda ser removida da Binance

Preço da Gifto (GFT) passou por uma montanha-russa nessa semana, caindo 64%, subindo 485% e então desabando novamente. Comunidade acusa desenvolvedores de golpe.

A Binance anunciou a remoção de 5 criptomoedas na terça-feira (26), incluindo a Gifto (GFT), que caia 35% após a notícia. Um dia depois, na quarta-feira (27), 1,2 bilhão de novos tokens GFT foram criados na blockchain, mais do que dobrando o número de moedas em circulação.

Segundo o investigador ZachXBT, essas novas moedas foram rapidamente depositas em diversas corretoras, incluindo Kucoin, Mexc, HTX, Bitget, OKX, Gate e na própria Binance.

Nas redes sociais, a equipe do projeto afirmou que seu contrato inteligente foi comprometido, negando qualquer envolvimento com a situação.

Projeto cunha 1,2 bilhão de moedas após ser removido da Binance

Segundo seu próprio site, o Gifto é um projeto que permite a criação, armazenamento e envio de presentes digitais em forma tokenizada, tendo sua própria criptomoeda homônima, a GFT.

Citando diversos fatores que os levaram a essa decisão, a corretora Binance anunciou a remoção da Gifto e outras quatro criptomoedas de sua plataforma nesta semana.

Embora o anúncio tenha sido publicado na terça-feira (26), tal remoção estava programada para acontecer apenas dia 13 de dezembro, deixando uma janela de tempo para que investidores pudessem vender suas moedas caso assim desejassem.

No entanto, 1,2 bilhão de novos tokens GFT foram cunhados na quarta-feira (27), um dia após esse anúncio. Tais moedas foram rapidamente enviadas para diferentes corretoras.

“Foi anunciado em 26 de novembro de 2024 que a Binance removeria o GFT”, escreveu ZachXBT. “Há algumas horas, a equipe do Gifto cunhou mais 1,2 bilhão de GFT na BSC [Binance Smart Chain], o que mais que dobrou a oferta total.”

“Os GFT foram então depositados na Kucoin, MEXC HTX, Bitget, Binance, OKX e Gate.”

A criptomoeda que já operava em queda de 35% devido ao anúncio da Binance sofreu mais uma grande perda, chegando a cair 64% em dois dias.

Equipe nega que esteja por trás da impressão de novas moedas

Pelo depoimento de ZachXBT, a situação parece um golpe nítido. No entanto, a equipe da Gifto negou qualquer envolvimento na cunhagem desses novos tokens, afirmando que o contrato inteligente de sua moeda foi comprometido.

“Estamos escrevendo para alertar sobre um incidente de segurança crítico envolvendo o contrato do GFT. O contrato do token GFT foi comprometido e mais tokens GFT foram emitidos.”

Em outra publicação, a equipe diz estar investigando a situação. Além disso, afirma que entrou em contato com corretoras para que elas pausem as negociações do GFT.

Talvez por esse motivo, o GFT apresentou uma alta de 485% entre esta quinta e sexta-feira (29) em relação ao seu fundo. No entanto, já voltou a cair.

Gifto (GFT) despenca após listagem na Binance, continua caindo após cunhagem de novos tokens, dispara com pausa nas negociações e então desaba novamente. Uma verdadeira montanha-russa. Fonte: CoinMarketCap.
Gifto (GFT) despenca após listagem na Binance, continua caindo após cunhagem de novos tokens, dispara com pausa nas negociações e então desaba novamente. Uma verdadeira montanha-russa. Fonte: CoinMarketCap.

Em nota publicada nesta sexta-feira (29), a Binance pausou saques do token GFT. Além disso, adiantou a data da remoção da moeda para o dia 3 de dezembro, ao invés da data anterior (13/12).

“Para proteger os usuários, os depósitos para Gifto (GFT) foram suspensos em 29 de novembro de 2024 devido a uma possível falha de segurança envolvendo o contrato inteligente do GFT”, escreveu a corretora.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias