Visa está se juntando ao USDG e entrando na corrida das stablecoins, diz CoinDesk

Além da dominante Tether (USDT), a Visa também enfrentará uma forte concorrência de outros nomes famosos, incluindo PayPal e Donald Trump.

A Visa, famosa por seus cartões de débito e crédito, é mais uma gigante que está entrando na corrida das stablecoins. Segundo fontes da CoinDesk, a empresa está se juntando à Global Dollar Network (USDG).

Embora a USDG também seja uma stablecoin como a Tether (USDT) e a USD Coin (USDC), o projeto apresenta diferenças em seu modelo financeiro.

Isso porque emissoras costumam ficar com todo o lucro das operações. Por outro lado, a USDG divide grande parte de sua receita com seus parceiros, que tem a missão de acelerar a adoção da moeda.

Modelo de negócios da Global Dollar (USDG) premia seus parceiros, ao invés dos lucros ficarem somente nas mãos do emissor da stablecoin. Fonte: Global Dollar/Reprodução.
Modelo de negócios da Global Dollar (USDG) premia seus parceiros, ao invés dos lucros ficarem somente nas mãos do emissor da stablecoin. Fonte: Global Dollar/Reprodução.

Visa está se juntando a outras gigantes já ligadas à USDG

Emitida pela Paxos, a Global Dollar já possui vários nomes de peso como parceiros. Dentre eles estão Kraken, Robinhood, Bullish, Galaxy, Anchorage Digital e o banco DBS, de Singapura.

Fontes da CoinDesk apontam que a Visa também está se juntando a esse grupo. Antes disso, a gigante já estava estudando e trabalhando com soluções blockchain, citando economias de custo e tempo.

Dado o tamanho da Visa, é possível que a USDG se torne outra referência do mercado.

Atualmente a Global Dollar possui um valor de mercado de US$ 245 milhões, ou seja, somente 0,17% do tamanho da Tether (USDT).

Valor de mercado da Global Dollar (USDG). Fonte: CoinMarketCap.
Valor de mercado da Global Dollar (USDG). Fonte: CoinMarketCap.

Além da divisão de lucros, outro ponto que pode ajudar na expansão da USDG é a questão regulatória. Isso porque ela é regulamentada pela Autoridade Monetária de Singapura (MAS).

Visa competirá com outros gigantes, incluindo PayPal e Donald Trump

Apesar da estabilidade dos preços das stablecoins, suas emissoras estão ganhando bilhões ao investirem o lastro dessas moedas em outros ativos, principalmente em títulos do Tesouro americano.

Além da dominante Tether (USDT), a Visa também enfrentará uma forte concorrência de outros nomes famosos.

Isso inclui o PayPal, que lançou o PayPal USD (PYUSD) em 2023 e já conta com um valor de mercado de US$ 844 milhões, bem como a USD One (USD1), lançada pela World Liberty Financial, ligado ao presidente americano Donald Trump, no mês passado.

Somado a isso, até mesmo bancos americanos como o Bank of America pretendem lançar suas próprias stablecoins com o avanço da regulamentação nos EUA.

Portanto, ao que tudo indica, o dólar será o principal beneficiado dessa corrida, continuando com seu papel de moeda global ao se digitalizar por meio de empresas privadas.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Comprar agora

Últimas notícias

spot_img