Um programa de inovação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) procura startups que podem ajudar a construir soluções para resolver 8 desafios, podendo utilizar até a tecnologia blockchain.
Os projetos apresentados até o domingo (01/02) vão passar por um processo de seleção rígido, devendo comprovar a viabilidade técnica das apresentações. O edital segue público na página de compras da estatal de energia mineira.
“O Inova Cemig.Lab é uma peça-chave na nossa estratégia de transformação digital e de sustentabilidade. Estamos investindo em inteligência externa para resolver desafios internos e, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento de soluções para um setor elétrico mais eficiente e moderno“, afirmou em nota pública o gerente de Inovação Aberta, Felipe Cardoso dos Reis.
Além disso, o edital mostra um potencial de captação para as empresas com teto de R$ 1,6 milhão, para resolução dos desafios apresentados no anexo 2. Assim, o edital prevê gastos de até R$ 10.400.000,00 em um dos maiores programas de inovação aberta do Brasil.
As propostas devem contemplar as áreas de Distribuição, Jurídico, Estratégia, Sustentabilidade e Inovação.

Veja quais são as tecnologias procuradas pela Cemig em seu processo de inovação?
A Cemig indicou que as principais tecnologias podem ser utilizadas pelas startups participantes do novo edital.
Dentre elas, a Inteligência Artificial e Machine Learning, assim como Big Data e Analytics estão entre as opções apresentadas.
Além disso, Internet das Coisas (IoT), Computação em Nuvem, Automação e Robótica Avançada, Manufatura Aditiva (Impressão 3D), Realidade Aumentada e Virtual (AR/VR), Gêmeos Digitais (Digital Twins) podem ter um uso.
A Cemig ainda deixa claro que tecnologias que envolvam Cibersegurança e Blockchain podem constar nos projetos de inovação.
Por fim, Sensoriamento e Monitoramento Remoto, Hardware e outras podem constar nos projetos, desde que justificados para atender aos desafios propostos.
O Programa Inova Cemig.Lab é uma ação do Inova Cemig que visa conectar a Cemig com startups em busca do desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas para o setor elétrico brasileiro. Um dos seus objetivos é impulsionar a modernização da infraestrutura, expandir a oferta de energia, além de democratizar o acesso à energia e a competitividade da empresa, diz a empresa.
