Chamando de “Dica Tributária aos Contribuintes”, a Receita Federal dos EUA enviou um lembrete público aos investidores de bitcoin e criptomoedas para que eles comecem a preparar suas declarações com base em 2025.
“Os contribuintes estão começando a receber seus documentos fiscais de 2025, como os formulários W-2, 1099 e outros comprovantes de renda. Pessoas que venderam ou se desfizeram de ativos digitais por meio de uma corretora podem receber um novo formulário 1099-DA dessas corretoras“, diz a publicação da autoridade na quarta-feira (28).
Assim como a Receita Federal do Brasil (RFB), investidores de criptomoedas dos EUA devem declarar suas negociações para o fisco norte-americano seguindo os prazos corretamente.
Receita dos EUA dá prazo para investidores de criptomoedas pegarem documentos com corretoras
Um dos detalhes que chamou atenção no lembrete do IRS é o prazo definido aos investidores para que peguem os documentos junto às exchanges que operam no país.
Isso porque, as corretoras devem entregar aos investidores as documentações de 2025 até o dia 17 de fevereiro de 2026. Os documentos devem conter informações de negociações de criptomoedas e bitcoin, stablecoins e até dos chamados tokens NFTs.
“As corretoras devem enviar aos contribuintes uma cópia das mesmas informações que reportam ao IRS no Formulário 1099-DA até 17 de fevereiro de 2026. Essas informações são diferentes de outros demonstrativos fiscais que os contribuintes podem receber“, explica a nota.
Contudo, os documentos não contemplam as informações completas, devendo os próprios investidores calcularem o custo de aquisição para definir se houve lucros ou prejuízos no período. Ou seja, cabe ao investidor apurar a veracidade dos dados compartilhados, sob pena de sanções futuras.
“A maioria desses demonstrativos não incluirá o custo de aquisição das transações DA em 2025, e os contribuintes precisarão calcular o custo de aquisição para determinar seu ganho ou perda“, diz o IRS em comunicado.
“Todos devem reportar ganhos ou perdas”
O Internal Revenue Service (IRS) ainda declara que mesmo aqueles investidores que não conseguirem os formulários junto às corretoras no prazo definido devem reportar seus ganhos ou perdas do último ano.
Assim, fica claro que a exigência das informações seguem sob a vigilância do órgão estatal de impostos dos EUA, que determina ainda a declaração de compras e vendas até de produtos financeiros listados em bolsas, como os ETFs cripto.
Quem comprou uma simples xícara de café com bitcoin, por exemplo, também deve declarar tudo, conforme indica um formulário disponibilizado pelo IRS aos norte-americanos.

