A primeira logo do Bitcoin foi feita por Satoshi Nakamoto, porém ela não foi mantida por muito tempo. Conheça agora a história por trás deste caso que completou, em 2019, os primeiros dez anos desde sua criação.
Em 2010, a atual logo (cor Laranja) foi criada pelo usuário do fórum Bitcoin Talk de nick “bitboy”, utilizando como base o símbolo desenvolvido pelo próprio Satoshi Nakamoto.
A logo foi publicada originalmente em um tópico do fórum, datado de 01 de novembro de 2010. Segundo um tweet, o usuário teria recebido cerca de 194 BTCs pelo trabalho, que considerando o preço do Bitcoin no momento da escrita deste vale cerca de R$ 3 milhões. A transação de pagamento pela arte ficou gravada na blockchain para que todos pudessem vê-la.
O usuário também sugeriu o uso do Bitcoin Maneki Neko como uma forma de ”Amuleto da sorte”.
Alternativas foram criadas
Em meados de 2014, um estúdio de design gráfico de Paris denominado ECOGEX, criou um site mostrando a sua indiferença com a logo do Bitcoin (Laranja). Eles alegavam que a atual logo era, simplesmente, uma logo, e que logos só seriam usadas por empresas ou para promover produtos, o que fugiria do real sentido do Bitcoin naquela época.
Além disso, o grupo apresentou a ideia de que ao invés de uma logo, a representação deveria ser feita por um símbolo (Figura 2). Todas as unidades monetárias possuem um símbolo, sendo assim o Bitcoin também deveria ter essa identidade por ser uma unidade monetária descentralizada.
O grupo, além de mostrar outra opção de símbolo para o Bitcoin, também já sugeriu outra logo para o Linux.
Baht Tailandês
O símbolo do Bitcoin também chegou a ser representado pelo baht tailandês, porém, logo foi descontinuado.
Na maioria das vezes percebe-se a barra dupla vertical B (cor branca) rodeada por um círculo laranja. Satoshi Nakamoto usou a barra vertical dupla B no cliente Bitcoin original, que inclusive é um caractere que pode ser usada no fórum Bitcoin Talk. A barra horizontal única B é um caractere Unicode (ainda não totalmente) que representa a si próprio como um símbolo monetário.
Bitcoin vs bitcoin
Existe uma diferença entre a moeda e o protocolo, logo essas devem ser escritas de forma diferente, o que auxilia na escrita.
Alguns capitalizam Bitcoin o tempo todo, enquanto alguns usam a separação para distinguir o protocolo de código e a simbolização da moeda.
De acordo com a com o wiki do Bitcoin sobre o assunto da capitalização, “Como o Bitcoin é uma moeda e um protocolo, a capitalização pode ser confusa. A prática aceita é usar o Bitcoin (singular com uma letra maiúscula B) para rotular o protocolo, o software e a comunidade, e os bitcoins (com letras minúsculas b) para rotular as unidades da moeda”.
Para mais símbolos e formas, o website Bitcoin Wiki deixa a disposição dos usuários modelos que podem ser utilizados.
No ano de 2019, o Bitcoin completou 10 anos de existência, sendo uma moeda considerada por grandes empresas como meio de pagamento e com um futuro promissor como meio de pagamentos descentralizado, sendo a sua logo parte fundamental na construção da sua história até aqui.