ANAC inicia fase de teste de registro oficial via Blockchain

E não é só a Anac que está adotando o sistema de Blockchain.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) iniciou no dia 17 de junho de 2019 a fase de testes para implementação da inovadora tecnologia de registro de dados via Blockchain.

Uma das primeiras utilizações do registro de dados pelo sistema com tecnologia Blockchain poderá ser o Diário de Bordo Digital, que é regulamentado pela Resolução nº 457/2017, no qual consiste no registro primário de informações relativas a cada voo e ao estado da aeronave utilizada.

A ANAC é responsável por supervisionar a atividade de aviação civil, tanto em relação aos seus aspectos econômicos quanto à respeito da segurança técnica do setor. Logo, ao utilizar o sistema de Blockchain, o mesmo irá trazer vantagens como, a integridade e a perenidade dos dados.

Na RESOLUÇÃO Nº 511, publicado no Diário Oficial da União de 11 de abril de 2019, Seção 1, página 65, consta o seguinte a respeito do uso de sistemas informatizados para registro e guarda de informações por regulados da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC:

X – Blockchain: metodologia de registro de dados que tem como princípio um algoritmo de consenso distribuído, permitindo a validação descentralizada da informação, de maneira a garantir a imutabilidade das informações.” (NR)

Fase de testes

Quem quiser participar da fase de testes poderá se candidatar. Basta enviar e-mail para dbdigital@anac.gov.br.

Na lista dos colaboradores que podem fazer o teste, encontram-se: “desenvolvedores de sistemas de registro de voo e operadores de frotas de aeronaves que já utilizam sistemas de registro de voo, mas que atualmente mantém o Diário de Bordo em papel”.

Mais segurança para o registro oficial

Através do uso da Blockchain em registro oficial da Anac, pode-se ter mais segurança. Já que o mesmo é descrito como uma estrutura de dados que contém registros transacionais e, ao mesmo tempo, garante segurança, transparência e descentralização.

E não é só a Anac que está adotando o sistema de Blockchain. Outras empresas reconhecidas como Renault, Santander, Microsoft, Carrefour também adotaram este sistema que mantém as informações mais seguras e descentralizadas.

Um blockchain é um livro distribuído que é completamente aberto para qualquer pessoa na rede. Uma vez que uma informação é armazenada em um blockchain, é extremamente difícil alterá-lo ou alterá-lo.

Leia mais: https://livecoins.com.br/banco-central-do-brasil-aposta-em-blockchain-para-criar-sistema-interbanco/

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Angelica Weise
Angelica Weise
Angélica Weise é jornalista formada pela Unisc, com mestrado pela UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos, e claro, sobre criptomoedas. E-mail: angelicaweise@hotmail.com Angélica Weise é jornalista e escritora. Nasceu em Agudo (RS), mora na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul (RS), em 23 de abril de 1989. Formou-se em Jornalismo em 2012 na Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC/RS. Fez intercâmbio na Itália e uma especialização em Mídias na Educação na Fundação Universidade Federal, FURGH/RS; além de se preparar para seleção de mestrado em 2014. Começou a trajetória no jornalismo em 2013. Trabalha como jornalista freelancer independente e escreve para os diversos mídias, entre elas, internet (portais e sites) e revistas, sobre sustentabilidade, vida saudável, literatura., Bitcoin e blockchain. Em 2013 lançou o primeiro livro pela editora Multifoco: Jornalismo Literário: uma análise das reportagens de José Hamilton Ribeiro publicadas na Revista Realidade. O livro é fonte de pesquisa para estudantes, pesquisadores e jornalistas.

Últimas notícias

Últimas notícias