A cada dia que passa, o Facebook parece encontrar novos desafios para o lançamento de sua moeda, a Libra. Recentemente o PayPal, um dos 28 membros do projeto da Libra, não compareceu a uma importante reunião em Washington cuja pauta seria a discussão de sobre como a Libra trataria a crescente oposição dos reguladores em todo o mundo.
O PayPal parece estar bastante descontente com a maneira como o Facebook lidou com seus problemas regulatórios e acredita que o gigante da mídia social deveria estar fazendo muito mais do que atualmente faz. Embora o PayPal ainda não tenha comentado oficialmente sobre isso, o relatório citou uma fonte com algumas informações sobre a situação, mencionando que o PayPal não está disposto a ser pego em nenhuma confusão regulamentar.
“Parece que não houve muito trabalho preliminar feito com os reguladores. As empresas de [pagamentos] não querem que esse [controle regulatório] reflita em seus negócios”.
Conforme relatado, o PayPal pode eventualmente sair da Libra Association nesta fase inicial, mas pode estar aberto a retornar posteriormente, quando a incerteza regulatória tiver sido amplamente esclarecida. Além disso, outra reunião a ser realizada em Genebra foi postergada.
Seria um grande golpe para o Facebook se o gigante PayPal desistisse do projeto. Além disso, a maioria da equipe do projeto contém ex-funcionários do PayPal.
Por causa de todos os problemas regulatórios e regulamentares que o Facebook está enfrentando atualmente, outros gigantes desta lista de 28 membros, como Mastercard, Visa e Stripe, estão considerando abandonar o projeto pelos mesmos motivos.
Do outro lado da rua, seu concorrente de mensageiro, o Telegram, arrecadou 1.7 bilhão de dólares em sua ICO no primeiro trimestre de 2018, e o projeto está previsto para ser lançado em 31 de outubro deste ano.
Com informações dos sites The Block e Coinspeaker.