Um hacker roubou o equivalente a R$ 27 milhões em criptomoedas da VeChain Foundation, organização por trás da altcoin VeChain.
De acordo com um comunicado oficial, o hacker conseguiu roubar cerca de 1,1 bilhão de tokens VET na noite dessa sexta feira (14).
A empresa vai monitorar todas transferências que o hacker fizer. Dessa forma, a VeChain quer rastrear os fundos em tempo real, sempre que forem transferidos.
A VeChain informou também que todos os endereços vinculados ao endereço do hacker serão identificados no VeChainStats.
VeChain culpa própria equipe
Além de notificar as autoridades, a VeChain iniciou uma investigação focada em todos os detalhes em torno do roubo, começando por determinar o motivo do hacker, o método do ataque e as informações por trás de tudo.
A Fundação destacou que a origem do ataque poderia ser de sua equipe financeira, que aparentemente nunca seguiu o procedimento padrão da fundação ao criar a carteira de recompra.
A fundação também culpa um erro humano por não ter notado o roubo a tempo.
A empresa também enfatizou que esse incidente não deve ser confundido com falta de eficácia do procedimento padrão ou das soluções de carteira de hardware que a fundação usa.
“A violação de segurança provavelmente ocorreu devido à falha de um dos membros da equipe de nossa equipe financeira, que criou a conta de recompra sem obedecer completamente ao Procedimento Padrão aprovado pela Fundação, e nossa equipe de auditoria não detectou essa falha devido a um erro humano.
Gostaríamos de enfatizar que o incidente não está relacionado à eficácia das soluções atuais de Procedimento Padrão ou de carteiras de hardware da VeChain.”
VeChain pede para todas corretoras bloquearem carteiras
A fundação pediu que todas corretoras de criptomoedas do mundo bloqueiem as carteiras marcadas como sendo do ladrão.
“Todos os endereços associados ao endereço do hacker foram marcados no VeChainStats; a lista é atualizada automaticamente assim que o hacker envia fundos do endereço do hacker original. Todas as corretoras, por favor, ajudem a bloquear os endereços nesta lista negra. Obrigado”
Se as corretoras seguirem a solicitação da Vechain, o hacker com os fundos roubados não poderá vender ou trocar as moedas.
Assim, o hacker não conseguirá nem mesmo trocar as VEt por moedas anônimas, como acontece nesse tipo de caso.