China divulga cronograma para lançamento de sua moeda digital

O desenvolvimento do projeto de criptomoeda estatal da China continua caminhando, mesmo em um momento de crise. O país saiu na frente na hora de garantir a liderança no desenvolvimento de uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC), agora o país asiático passou a dominar o número de patentes relacionadas à blockchain.

De acordo com o site Coin News Asia, uma fonte local chamada IPR Daily afirmou que as organizações chinesas tiveram uma grande explosão no número de aplicações de patentes relacionadas a blockchain.

Segundo o site, empresas da China ocupam 7 das 10 posições no rank dos maiores números de patentes ligadas a tecnologia de Blockchain.

Esse é um sinal de que algumas das maiores empresas do país estão provavelmente prontas para iniciar os testes e começar a usar o Criptomoeda da China.

Como é de se esperar, essa é uma movimentação muito importante para a criptoeconomia, já que as CBDC tem sido um ponto de discussão muito grande.

Moeda Digital China. ChainNews

O ranking de empresas com maiores aplicações mostrou que a Alibaba e a Alipay, do famoso empresário Jack Ma, lideram o número de licenças, com 1.505. Esse é o maior número de patentes de blockchain por uma única empresa em todo o mundo.

Em segundo lugar fica a Tencent, a empresa de tecnologia registrou 724 licenças. Atrás das duas vêm a Ping A Group, nChain e a organização financeira WeBank, com 561, 402 e 282 licenças e blockchain, consecutivamente.

Além das grandes empresas chinesas, recentemente foi anunciado que grandes nomes do mercado dos EUA também vão testar a moeda.

China anuncia o começo do lançamento da sua criptomoeda

Ainda de acordo com as fontes, o aumento no número de licenças veio logo após a China anunciar que está para começar o lançamento da sua moeda.

Depois de muita espera e até informações vazadas, o país divulgou a série de eventos que vai levar ao lançamento do dinheiro digital em quatro áreas urbanas do país.

No próximo mês, servidores públicos nas áreas urbanas escolhidas vão usar um app para receber parte de seus pagamentos no ativo digital. Esse é um avanço muito grande em relação à modernização do sistema financeiro por um Banco Central de grande porte.

A Venezuela chegou a tentar algo parecido, mas o Petro se mostrou muito menos desenvolvido e com muito mais dificuldades do que o projeto chinês.

Com isso, durante maio veremos o avanço da criptomoeda da China em diferentes áreas urbanas e esse será um interessante campo de testes para como moedas digitais podem substituir o dinheiro de papel.

Ameaça ao dólar?

Moeda da China, Criptomoeda Bitcoin e Dólar
Moeda da China, Bitcoin e Dólar

Alguns acreditam que o Yuan Digital, como também é chamada a moeda, vai ser uma grande afronta ao dólar, que ainda é a moeda global que manda em muitas economias. Uma criptomoeda, mesmo que totalmente centralizada, aumenta a soberania financeira de uma nação, tirando a necessidade de atender aos requisitos do governo Americano.

Com a recente guerra econômica entre a China e os EUA, a necessidade de mais soberania por parte do banco central da China se tornou evidente.

Curiosamente, em meio a notícia do lançamento do dinheiro digital a bolsa tradicional da China disparou. Ações ligadas à tecnologia tiveram uma alta tão grande que um circuit breaker teve que ser ativado por causa do aumento descontrolado.

Infelizmente, apesar de possuir algumas das mesmas vantagens das criptomoedas como o Bitcoin, as CBDCs possuem as desvantagens das moedas fiduciárias.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias