Grandes empresas americanas farão test drive na criptomoeda do banco central da China

Subway, Starbucks e McDonald’s vão testar a criptomoeda da China

Siga no

Apesar da atual situação financeira mundial, a criptoeconomia continua avançando de diferentes maneiras, principalmente em relação às Criptomoedas de Banco Central (CBDC). A China é o país que está mais avançando no desenvolvimento de uma moeda digital e agora está prestes a expandir sua fase de testes.

De acordo com informações do site Global Times, com foco no mercado chinês, mais uma série testes inicias serão realizados em Xiogan New Area, na província de Hebei.

O foco desse teste será em empresas do ramo de alimentações e varejistas. Curiosamente, algumas das primeiras companhias a testar a moeda serão as cadeias de fastfood Subway, Starbucks e McDonald’s.

Recentemente as notícias sobre a criptomoeda estatal da China vem ficando cada vez mais frequentes. O plano de um “Yuan Digital” está em desenvolvimento desde 2019, ganhando muita força após o anúncio da Libra, o projeto do Facebook que obrigou muitos países a acordarem para as stablecoins.

Atualmente, o assunto já alcançou o alto escalação de recomendações do G20, demonstrando o quanto os Bancos Centrais se preocupam com o avanço do criptomercado no setor financeiro tradicional.

Apresentações para diferentes empresas do mundo

As stablecoins continuam ganhando popularidade do mundo e passaram a fazer parte dos planos de diferentes governos.

Segundo o site de notícias, as autoridades financeiras da china realizaram um Road Show Financeiro para apresentar o produto para a área de testes. Os participantes, como é e se imaginar, eram grandes empresas da China, como a AliPay e a Tencent.

Representantes dos quatro bancos comerciais envolvidos no teste também estavam na apresentação.

No entanto, o mais curioso foi que os testes incluíram empresas dos EUA conhecidas em todo o mundo, mais especificamente a cadeia de cafeterias Starbucks, o restaurante fast-food McDonald’s e o Subway.

Apesar de não ter influência nos mercados fora da China, o teste da moeda digital com empresas tão reconhecidas e com grande volume de transações pode servir como uma métrica para como o uso dessas moedas se dá em empresas do cotidiano.

Em teoria, se a moeda se provar eficiente também em empresas não estatais, é provável que isso aumente o interesse do desenvolvimento de GBDC em outros países, algo que já está relativamente avançado na Europa.

Além dos testes sendo realizados em Xiongan, o programa da CBDC está avançando em mais três cidades: Shenzhen, Suzhou e Chengdu.

Com isso, continuamos acompanhando o desenvolvimento das Criptomoedas Estatais e centralizadas. Até mesmo o Facebook anunciou que não desistiu da Libra e realizou uma série de mudanças para tornar o projeto mais “amigável” para os governos.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Bitcoin, altcoins e tokens ganham código próprio no IRPF2021

Olá Bitcoiners! Chegou aquela época do ano à qual temos que passar de qualquer forma, momento de dor para alguns, mas também de alívio para...

Elon Musk pode levar Dogecoin à Lua, literalmente

Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo, tem muita criatividade e dinheiro sobrando, algo que geralmente acaba em ideias malucas. Em um...

Elite do bitcoin gasta fortunas para comprar memes colecionáveis

Os tokens não-fungíveis, também chamados de NFT, são conhecidos no mercado de criptomoedas desde 2017, quando surgiram os CryptoKitties. A febre foi tão grande...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Elon Musk pode levar Dogecoin à Lua, literalmente

Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo, tem muita criatividade e dinheiro sobrando, algo que geralmente acaba em ideias malucas. Em um...

Elite do bitcoin gasta fortunas para comprar memes colecionáveis

Os tokens não-fungíveis, também chamados de NFT, são conhecidos no mercado de criptomoedas desde 2017, quando surgiram os CryptoKitties. A febre foi tão grande...

Governantes estão assustados com o Bitcoin, diz Robert Kiyosaki

Em várias publicações pelo Twitter nos últimos dias, Robert Kiyosaki defendeu o Bitcoin como um ativo seguro. Segundo ele, os novos ataques dirigidos por...

Coluna do TradingView: Criptomoedas começam forte correção, é motivo para se preocupar?

Analistas trazem seu ponto de vista sobre os movimentos corretivos iniciados nessa semana com foco no Bitcoin. Confira as análises do TradingView: Crypto Investidor O Bitcoin deve buscar...

Agora você pode comprar galinha caipira com Dogecoin

Uma granja de galinhas caipiras começou a aceitar criptomoedas como pagamento no Brasil, sendo a Dogecoin uma das opções. De início, a operação até...