A Tesla é uma empresa dos EUA focada na produção de automóveis e armazenamento de energia. Com imenso potencial para o futuro, um investidor que acredita que a ação da Tesla vai ter grande valorização, também afirma que o Bitcoin será o novo dinheiro.
Com as ações da empresa Tesla sendo um dos sucessos de 2020, com mais que 150% de valorização desde janeiro, a empresa virou alvo de investidores pelo mundo. Alguns, que já acompanham o projeto há mais tempo, ainda acreditam que a ação TSLA irá chegar a U$ 7 mil, sendo cotada hoje em U$ 1079.
No início do ano, cada ação da Tesla, listada na Nasdaq, valia apenas U$ 430 dólares. A valorização da Tesla tem sido maior que a do Bitcoin desde janeiro, quando valorizou 80% em 30 dias.
Passando por um bom momento, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, um dos investidores da Tesla tem olhado para outros setores. Um deles é o das criptomoedas, que teria um imenso potencial nos próximos anos, de acordo com uma empresa investidora da Tesla.
Investidor otimista da Tesla acredita que o Bitcoin terá um futuro interessante como dinheiro
Várias empresas tem procurado conhecer mais sobre o Bitcoin e sua tecnologia, de modo a se aproveitar desse em suas inovações. Certamente, não são todas que acreditam que a moeda digital tem um futuro interessante, apesar de um passado sólido.
O Goldman Sachs, por exemplo, foi uma grande corporação a recentemente virar as costas para o Bitcoin. Além disso, emitiu um relatório para seus clientes, pedindo que se afastem da tecnologia, apesar de indícios de que tem negociado a moeda digital.
Um dos analistas da ARK Invest, Yassine Elmandjra, lembra que grandes empresas estão tomando decisões em relação ao Bitcoin com informações obsoletas. O exemplo da Goldman Sachs seria o maior dos últimos tempos na opinião de Yassine.
Mais de onze anos após sua criação, o Bitcoin está lutando para obter ampla aceitação institucional. Embora as críticas construtivas sejam saudáveis, a ARK acredita que algumas instituições influentes de pesquisa financeira estão descartando o Bitcoin com base em informações obsoletas, argumentos incoerentes e análises falhas.
Volatilidade do Bitcoin satisfaz condições de Trilema da Política Macroeconômica
Otimista com as ações da Tesla, a ARK destaca que o investidor que mirar o Bitcoin hoje deve desconsiderar sua volatilidade. Esse fator, inclusive, seria um dos que daria mais credibilidade à política monetária do Bitcoin, que é uma moeda com imenso potencial.
Com três lados mutuamente excludentes, a chamada trindade impossível justificaria a volatilidade do Bitcoin. Isso porque, sendo uma moeda livre, o Bitcoin não tem condições de fixar suas taxas de câmbio, efeito que pode diminuir com o tempo.
Uma autoridade monetária que escolhe fixar taxas de câmbio e permitir o livre fluxo de capital, por exemplo, não pode controlar o crescimento da oferta de moeda. Da mesma forma, uma autoridade monetária que escolhe fixar taxas de câmbio e controlar o dinheiro não pode acomodar o fluxo livre de capital, e uma autoridade que escolhe acomodar o fluxo livre de capital e controlar o suprimento de dinheiro não pode fixar as taxas de câmbio.
O estudo de Yassine destaca que a volatilidade do Bitcoin, apesar de ser uma realidade, está diminuindo. Além disso, mesmo com intensa volatilidade, o retorno da moeda nos últimos anos mostra que seu crescimento é sólido. Ou seja, a volatilidade do Bitcoin não impediria a moeda digital de ser uma reserva de valor.
Bitcoin aprimora características do ouro
De fato, muitos fãs do Bitcoin costumam chamar a moeda “ouro digital”, em alusão ao mineral. O ouro tem sido considerado uma reserva de valor há séculos, e sua demanda cresce em períodos de crise.
Com algumas características semelhantes, Yassine declarou em seu estudo que o Bitcoin aprimora as vantagens do ouro. Entre as várias vantagens da moeda digital, estariam sua fácil divisão e portabilidade, elementos que no ouro são mais difíceis.
Embora escasso e durável, o Bitcoin também é divisível, verificável, portátil e transferível, uma série de características monetárias que conferem utilidade superior, potencialmente direcionando a demanda e julgando-a adequada, se não superior, para o papel do dinheiro digital global.
Dessa forma, o Bitcoin seria o principal candidato a dinheiro do futuro, e o primeiro que pode ser utilizado em escala global. Com essa crença, a ARK Invest acredita que o Bitcoin tomará pelo menos 10% do valor de mercado do ouro até 2025.
Hoje, o Bitcoin teria o valor de mercado comparado a 1% com o do ouro, ou seja, para a previsão da ARK se concretizar, o Bitcoin teria que ter um crescimento de valor de pelo menos 10 vezes, nos próximos cinco anos. A ARK alerta que as empresas grandes devem analisar com seriedade essa tecnologia, senão irão perder oportunidades.
À medida que a rede Bitcoin continua amadurecendo, acreditamos que cimentará o papel do bitcoin como um ativo monetário emergente e que as instituições financeiras farão bem em considerá-lo seriamente.