A famosa empresa de segurança cibernética Kaspersky lançou um guia para traders de Bitcoin, principalmente para iniciantes. As dicas abordam conceitos básicos, inclusive de segurança para evitar golpes.
Com a ascensão do Bitcoin nos últimos anos, muitos entusiastas da tecnologia conseguiram grandes fortunas. A maioria desses afortunados, no entanto, estudaram os fundamentos da tecnologia.
Mesmo assim, muitos que entram no mercado das criptomoedas buscam ganhos fáceis e rápidos. A impressão é que a tecnologia oferece possibilidades como loterias e cassinos, entendimento equivocado.
Ainda há aqueles que entram buscando se aventurar no day trade de Bitcoin. Em qualquer um dos casos, o básico deve ser entendido para fugir de golpes, comuns no mercado hoje.
Kaspersky lança guia para traders de Bitcoin iniciantes e alerta para riscos
A tecnologia do Bitcoin tem atraído inúmeros investidores novos ao mercado, dia após dia. Soluções como DeFi então, ocupam as manchetes nos últimos meses. Há aqui uma promessa clara de revolução no sistema financeiro global.
Falando assim, seria fácil te oferecer um novo produto e prometer rendimentos exorbitantes não é mesmo? Para evitar que casos assim se tornem comuns, sites especializados de notícias buscam ensinar o caminho das pedras para iniciantes.
No entanto, a Karpersky Brasil também lançou um guia para traders iniciantes de Bitcoin. A famosa empresa de tecnologia e segurança cibernética buscou assim explicar conceitos básicos.
O material abordou os riscos da escolha inicial de investir em criptomoedas. Desse modo, indicou que os traders iniciantes devem ficar atentos ao Bitcoin e Ethereum, pela liquidez desses mercados.
Além disso, deixou claro que a volatilidade de ambas as moedas é menor que das chamadas altcoins. Essas outras criptomoedas alternativas oscilam muito, e até podem dar mais ganhos, contudo, são mais arriscadas.
Fuja das pirâmides financeiras com suas promessas de lucros exorbitantes
Te prometeram 1% ao mês? Desconfie. Normalmente, esquemas de pirâmides financeiras prometem ganhos certos e acima do mercado para captar investidores, mas costumam durar poucos meses.
A Kaspersky Brasil então lembrou em seu guia a fraude chamada de Plus Token. Com uma sofisticada operação na China, o esquema captou milhares de criptomoedas de seus investidores. Até hoje os líderes seguem com as moedas dos investidores, que amargam prejuízos.
No Brasil vários esquemas semelhantes também foram divulgados, envolvendo principalmente o Bitcoin. Como é a moeda digital mais famosa do mundo, golpistas aproveitam a inexperiência dos investidores para atacar.
Não confie em corretoras e pessoas: sua chave privada, suas moedas
Um lema comum na comunidade de criptomoedas mundial é o de não confiar em terceiros. Dessa forma, a posse da chave privada de um Bitcoin é a única garantia que um trader tem de que possuí realmente as moedas.
De fato, para isso é importante não confiar em corretoras, deixando a custódia das moedas com essas empresas. Além disso, ao se deparar com promessas de enviar moedas para receber o dobro, nunca envie nenhum valor.
A Kaspersky Brasil lembrou o recente hack do Twitter, que usou contas de personalidades para aplicar esse golpe. Por fim, a empresa lembrou que esse mercado circula muito dinheiro e tem atraído cada vez mais hackers.
Caso tenha interesse, leia o Guia para Transações com criptomoedas para iniciantes da Kaspersky Brasil.