A transição oficial da presidência dos EUA finalmente começou depois que Trump reconheceu sua derrota nas eleições e deu aval para o órgão iniciar a transição de governo para Biden.
“No melhor interesse de nosso país, estou recomendando que Emily (GSA) e sua equipe façam o que for necessário em relação aos protocolos iniciais. Eu disse à minha equipe para fazer o mesmo.”, disse Trump.
A GSA (Administração de Serviços Gerais) é o órgão americano encarregado de lidar com a transição de governos.
Joe Biden, portanto, agora se tornou oficialmente o presidente eleito e pode nomear oficialmente sua equipe. Entre eles há um bitcoiner, ou seja, um entusiasta da moeda digital.
Em uma lista feita pela CNN “baseada em conversas com aliados e conselheiros de Biden e democratas com conhecimento do assunto”, eles listam Andrew Yang como candidato potencial para o Departamento de Comércio, o órgão de governo dos Estados Unidos encarregado de promover o desenvolvimento econômico.
Nenhuma decisão de Biden ainda foi anunciada para essa função, então podemos conhecer talvez ainda hoje ou nos próximos dias.
Se Yang for nomeado, ele se tornará o mais importante apoiador do bitcoin no governo.
Em sua breve campanha para a Presidência dos EUA, Yang prometeu “trabalhar com os legisladores para promover uma nova estrutura regulatória para criptomoedas.”
O Departamento de Comércio dos Estados Unidos publicou de forma curiosa uma imagem de Andrew Yang em seu site, mas não está claro se isso é algum tipo de dica.
Como um empresário que conhece os costumes do Vale do Silício, Yang pode muito bem ser a escolha certa para modernizar o departamento e acompanhar os tempos de mudança rápida na frente tecnológica.
Ele se preocupa com a automação, por exemplo, não estando claro quais planos ele tem exatamente para impulsionar startups e energizar a economia.
Indiscutivelmente, é o presidente da Securities and Exchange Commission (SEC) que pode ter mais influência lá, com as Ofertas Públicas Iniciais (IPOs) precisando desesperadamente de reformas e as vastas restrições à formação de capital atraíram a ira tanto da esquerda quanto da direita.
O atual presidente da SEC deve renunciar, e Biden ficará encarregado de nomear um novo. Espero que desta vez alguém que consiga um departamento que inove para nós e, portanto, para o povo americano.