O Bitcoin está em um “ponto de inflexão” e pode se tornar a moeda preferida para o comércio internacional, disseram analistas do gigante bancário internacional com sede nos Estados Unidos, Citi, em um relatório de 107 páginas em grande parte otimista sobre a moeda digital.
Com o apoio recente de empresas como Tesla e Mastercard, o Bitcoin pode estar no início de uma transformação massiva para se tornar uma moeda estabelecida, diz o relatório.
A crescente participação de investidores institucionais nos últimos anos contrasta com o forte foco no varejo da maior parte da última década, acrescenta o texto.
O relatório diz que se as empresas e indivíduos obtiverem acesso por meio de carteiras digitais ao dinheiro e as stablecoins, o alcance global, a rastreabilidade e o potencial para pagamentos rápidos do Bitcoin podem expandir drasticamente seu uso para o mercado comercial.
O Citi destacou três desenvolvimentos para o Bitcoin:
- “Conforme seu alcance global continua a se expandir, o design sem fronteiras e outros recursos do Bitcoin podem posicioná-lo para se tornar uma moeda de comércio internacional no futuro.”
- “A crescente aceitação pelas empresas, a disponibilidade em caixas eletrônicos e os serviços de pagamento indicam que as criptomoedas estão cada vez mais ganhando presença no mercado”.
- “À medida que os modelos de criptomoedas de negócios amadurecem e a demanda institucional aumenta, as entidades existentes estão renovando suas ofertas e novos participantes estão surgindo para fornecer dados aprimorados e serviços de câmbio, negociação e custódia para investidores institucionais.”
Bitcoin: no ponto de inflexão
O relatório, intitulado “Bitcoin: no ponto de inflexão”, mostra a evolução do Bitcoin de uma forma de pagamento ao seu status atual como reserva de valor.
Os autores preveem que as propriedades centrais do bitcoin, combinadas com seu alcance global e neutralidade, podem transformá-lo na “moeda de escolha” para o comércio internacional em cerca de sete anos.
Os analistas do Citi acreditam que o Bitcoin parece estar em um “ponto de inflexão” que pode tornar a moeda digital o meio preferido de troca no comércio internacional ou sofrer uma “implosão especulativa”.
De acordo com o relatório, ainda não se sabe se o Bitcoin manterá sua posição e até onde se estende o potencial de transformação que ela inspirou. Mas em ambos os casos, “a jornada do Bitcoin claramente entrou em um novo estágio”.
O relatório também listou vários obstáculos para progresso do Bitcoin, citando que os investidores institucionais estão frustrados com a falta de eficiência na forma como o Bitcoin e outras criptomoedas são utilizados.
“Há uma série de riscos e obstáculos que atrapalham o progresso do bitcoin”, escreveram analistas do Citi. “Mas pesar esses obstáculos potenciais contra as oportunidades leva à conclusão de que o Bitcoin está em um ponto de inflexão.”
“A entrada de investidores institucionais despertou confiança na criptomoeda, mas ainda existem problemas persistentes que podem limitar a adoção generalizada”.