Atualmente existem muitos touros do Bitcoin evangelizando a moeda digital como uma forma de reserva de valor e como o futuro do dinheiro. Alguns, inclusive, estão prevendo a criptomoeda sendo negociada por até US $ 100 em um futuro próximo, porém, Michael Burry, o investidor que previu a crise de 2008 não é um deles.
Burry, o renomado investidor que foi interpretado por Christian Bale no filme “A Grande Aposta”, alertou que os níveis atuais do Bitcoin são insustentáveis - e os investidores atuais podem sofrer perdas significativas.
“O Bitcoin é uma bolha especulativa que representa mais riscos que oportunidades, apesar da maioria dos proponentes estarem corretos em seus argumentos sobre porque é relevante neste ponto da história”, disse ele. “Se você não sabe quanta influência está envolvida na corrida, você pode não saber o suficiente para possuí-la.”
Burry entende de bolhas, ele é conhecido por sua aposta de um bilhão de dólares em um crash do mercado imobiliário em meados da década de 2000, relatados no livro e no filme “The Big Short”.
Ele também comparou o hype atual em torno do Bitcoin, carros elétricos, empresas de software como serviço e “ações de meme” como GameStop e AMC, às bolhas imobiliárias e pontocom.
“Os modismos atuais (#BTC, #EV, SAAS #memestocks) são como habitação em 2007 e fibra / .com / comm / roteadores em 1999”, disse ele.
Seus tuítes pessimistas foram publicados no mesmo dia em que o banco Citi elogiou o Bitcoin em um relatório afirmando que a moeda digital pode se tornar a preferida para o comércio global, apesar dos muitos obstáculos em seu caminho.
Burry disse em fevereiro que não “odiava” o bitcoin, mas tinha dúvidas sobre suas perspectivas de longo prazo.
Ele disse que os governos vão esmagar o Bitcoin, por a moeda digital ser uma ameaça à moedas fiduciárias.
“O mercado está dançando no fio da navalha”, disse ele em outro tweet.
Burry acrescentou que “tudo é possível” no futuro próximo, isso é, o Bitcoin ir a US $ 100 mil ou US $ 10.