O banco central (CBRT) da Turquia proibiu o uso de Bitcoin no país, alegando que as criptomoedas possuem riscos significativos devido a volatilidade, transações irrevogáveis e são usadas em transações ilícitas.
O banco também disse que as criptomoedas “não possuem quaisquer mecanismos regulatórios e de supervisão e não são controladas pelo órgão regulador central.”
O comunicado oficial do banco fala sobre o lançamento de um chamado “Regulamento sobre a proibição do uso de criptoativos em pagamentos”. O evento foi precedido por meses de turbulência econômica.
O banco acrescentou que o uso de criptomoedas como forma de pagamento pode levar a perdas irreparáveis para as partes envolvidas nas transações. Além disso, o CBRT acredita que o uso de criptomoedas pode prejudicar a confiança nos métodos de pagamento já existentes.
A proibição do uso de criptomoedas para pagamento de bens e serviços entra em vigor em 30 de abril. Após a notícia, o preço do Bitcoin caiu mais de 3%, o mínimo atual é de cerca de US $ 60.500.
Este último desenvolvimento ocorre apenas uma semana após as autoridades turcas exigirem informações dos usuários das plataformas de negociação.
Bitcoin banido
Em março, o preço do Bitcoin nas plataformas peer-to-peer (P2P) subiu para US $ 100.000, quase o dobro do preço do resto do mundo. Isso ocorreu devido ao aumento do interesse dos cidadãos na moeda digital devido ao colapso da lira turca.
A inflação anual na Turquia ultrapassou 16% em março.
Tecnicamente, nenhum país pode banir o Bitcoin, legalmente sim, isso significa que independente da determinação do Banco Central, a moeda digital vai continuar funcionando em plataformas descentralizadas, e a partir deste momento a tendência é que o número de transações aumentem.
Um fenômeno que já foi visto em outros países, como China, Rússia e Nigéria.
O Twitter está inundado com mensagens indignadas, e o conhecido analista de criptomoedas Anthonу Pompliano escreveu que o Bitcoin “ganhou o mercado livre, então governos e bancos centrais estão tentando trapacear”.
O empresário Jeff Booth disse que “não há melhor sinal de que você precisa do Bitcoin do que uma tentativa dos bancos centrais de bani-lo”. Ele também expressou sua confiança em acelerar a adoção.