A Tesla, montadora de veículos elétricos criada pelo bilionário Elon Musk, revelou em um relatório de lucros que vendeu uma parte de suas participações em Bitcoin.
A empresa divulgou hoje seus resultados financeiros do primeiro trimestre deste ano e na seção de “receitas” foi incluída uma linha de “vendas de ativos digitais”, segundo a qual o valor das vendas de Bitcoin foi de $ 272 milhões, o que representa 10% da quantidade total que a montadora tinha.
A venda resultou em um lucro de US $ 101 milhões, já que a compra foi realizada quando o ativo digital era negociado na faixa dos US $ 30 mil.
Na apresentação de resultados a empresa citou a venda da moeda digital como um fator de “influência positiva”. A venda ajudou a Tesla a estabelecer um novo recorde de lucro líquido de US $ 438 milhões em um trimestre.
Tesla disse que vai manter os bitcoins que sobraram
A Tesla anunciou ter comprado US$ 1,5 bilhão em Bitcoin em fevereiro deste ano. Com base nos relatórios mais recentes, o saldo após a venda ainda é de pelo menos US $ 1,33 bilhão, mas o valor provavelmente é significativamente maior devido a alta do ativo digital no período.
Zack Kirkhorn, Diretor Financeiro da Tesla e, mais recentemente, nomeado como “Mestre da Moeda da Tesla”, confirmou em uma teleconferência após o lançamento dos resultados que a venda ocorreu no final de março.
Ele disse também que acredita no potencial de longo prazo do Bitcoin e pretende manter as moedas que sobraram por muito tempo.
“Acreditamos no valor do Bitcoin no longo prazo e vamos acumular bitcoins a partir das transações de nossos clientes que compram veículos.”
Quando perguntado sobre o motivo de a Tesla investir em Bitcoin, ele disse que, com os lucros sendo ainda baixos, eles estavam procurando maneiras alternativas de armazenar dinheiro que pudessem ser acessados rapidamente e, ao mesmo tempo, potencialmente ganhando valor.
“O Bitcoin tem provado ser uma boa solução de armazenamento até o momento, que não é imediatamente necessária para as transações do dia-a-dia e pode gerar bons retornos”, disse. – São muitos os motivos para otimismo. Estamos muito satisfeitos com a liquidez do mercado de Bitcoin. Quando vendemos no final de março, conseguimos executar a negociação rapidamente. Poder vender é extremamente importante.
Venda para provar liquidez
Elon Musk é conhecido por tuítar muito sobre criptomoedas, o que faz o preço dos ativos digitais dispararem.
Tendo isso em vista, um seguidor questionou se ele havia comprado Bitcoin para manipular o preço com suas tuitadas só para vender mais tarde por um preço maior.
“Deixa eu ver se entendi”, começou o seguidor, “Elon Musk compra Bitcoin. Então ele tuíta, o preço sobe, aí ele vende e faz uma fortuna […]”.
Musk então respondeu que o seguidor em questão não entendeu, a venda foi para provar a liquidez do ativo, disse ele.
“Não, você não entendeu. Eu não vendi nenhum dos meus Bitcoins. A Tesla vendeu 10% de suas participações para provar a liquidez da criptomoeda como uma alternativa para manter dinheiro no balanço patrimonial.”
No, you do not. I have not sold any of my Bitcoin. Tesla sold 10% of its holdings essentially to prove liquidity of Bitcoin as an alternative to holding cash on balance sheet.
— Elon Musk (@elonmusk) April 26, 2021