Mempool do Bitcoin fica vazia após China aumentar pressão contra mineração

Caso pode ter relação com a China querendo banir mineradores, causando queda no hashrate da rede.

A mempool do Bitcoin ficou praticamente vazia nesta quarta-feira (2), após uma forte pressão sobre mineradores na China nas últimas semanas. Vale o destaque que esse cenário quase não foi visto em 2021, ano em que a rede do Bitcoin ficou a maioria do temp o congestionada.

Mempool é um espaço onde as transações do Bitcoin aguardam para serem confirmadas pelos mineradores. Quando ela está muito cheia, isso indica que a rede está congestionada, ocasionando em taxas mais caras para quem precisa realizar transações mais rápidas.

Isso acontece porque, ao aguardar para ser confirmada, uma transação espera ser incluída em um bloco válido, mas os blocos possuem tamanho limitado. Ou seja, uma transação pode ficar na mempool por muito tempo quando a rede está congestionada, causando problemas para quem espera a confirmação da transferência com taxas baratas.

Mempool vazia
Mempool vazia

Por outro lado, quando a mempool esvazia, isso indica que a rede do Bitcoin está processando as transações de maneira mais rápida.

Com cerca de 5 mil transações aguardando confirmação nesta quarta, a rede Bitcoin mostra uma velocidade interessante para quem pretende realizar negociações de valores hoje.

Menor número de transações na mempool do Bitcoin nos últimos 60 dias
Menor número de transações na mempool do Bitcoin nos últimos 60 dias/Blockchain.com

Na prática, porque é importante observar se a mempool do Bitcoin está vazia ou não?

A rede do Bitcoin é descentralizada, sendo assim mantida sua segurança e validação de transferência pelos mineradores. Como há menos transações paradas na rede, uma pessoa que queira utilizar o Bitcoin como meio de pagamento pode processar valores de maneira rápida e pagando menos taxas.

Outro exemplo importante para se observar se a mempool do Bitcoin está vazia é quando uma pessoa que tem vários endereços e pretende consolidar seus saldos, sendo esta uma oportunidade para essa ação.

A queda na mempool acontece alguns dias após a China colocar pressão na atividade de mineração. Com a saída de alguns mineradores do espaço, a dificuldade para minerar Bitcoin caiu, podendo então ter atraído novos participantes para a atividade.

Outra medida que caiu é o lucro dos mineradores com as taxas de rede, que também é o menor dos últimos dois meses, possivelmente afetado pela queda no congestionamento da rede Bitcoin.

Taxas de transações recebidas por mineradores estão no menor nível dos últimos dois meses
Taxas de transações recebidas por mineradores estão no menor nível dos últimos dois meses/Blockchain.com

Desde que a China começou a atacar a atividade de mineração no país, que concentrava grande parte dos mineradores, o hash da rede caiu, mas ainda continua muito acima do visto nos últimos anos. Essa medida é que garante a segurança da rede Bitcoin, ou seja, quanto mais, melhor.

De acordo com o apresentador do canal Bitcoinheiros, BitDov, a hora não é para se preocupar, mas sim de aproveitar para realizar transações baratas e rápidas, cenário que poderá não durar muito tempo.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias