O Banco Central de Cuba anunciou que a partir da próxima segunda-feira (21), o dólar será banido temporariamente da ilha. A medida é uma resposta aos embargos dos Estados Unidos contra o governo cubano.
A moeda norte-americana é considerada a que mais influencia a economia global, sendo tratada como reserva mundial de valor por autoridades monetárias. Nesse sentido, a sua entrada em Cuba atrapalha o pequeno país caribenho, que não consegue trocar a moeda nos mercados estrangeiros.
Ou seja, Cuba não consegue trocar o dólar em outros bancos por conta dos embargos impostos ao país, de acordo com o banco central local.
“Chega-se a uma situação em que é cada vez mais difícil para Cuba encontrar instituições bancárias ou financeiras internacionais dispostas a receber, converter, processar ou processar numerário em moeda norte-americana em decorrência dos efeitos extraterritoriais do bloqueio e das medidas adicionais adotadas. pelos Estados Unidos nos últimos quatro anos, que, até hoje, se mantêm em pleno vigor.”
O que chama atenção é que a decisão de banir o dólar aconteceu na mesma semana em que El Salvador, país da mesma região na América Central, declarou o Bitcoin uma moeda de curso legal.
Presidente de Cuba anuncia que o dólar está temporariamente banido do país
O Banco Central de Cuba afirmou na última sexta-feira (11) que o Dólar não é uma moeda bem-vinda mais na economia local.
“Diante dos obstáculos impostos pelo bloqueio econômico dos Estados Unidos para que o sistema bancário nacional possa depositar o dinheiro em dólares norte-americanos que é arrecadado no país no exterior, foi adotada a decisão de suspender temporariamente a aceitação das cédulas daquela moeda do sistema bancário e financeiro cubano.”
Com a medida entrando em vigor na próxima semana, o governo cubano espera minimizar os danos da moeda norte-americana na economia local.
“A medida não se refere às operações realizadas por transferência ou depósito em dinheiro de outras moedas livremente conversíveis aceitas em Cuba, que podem continuar a ser realizadas sem qualquer limitação. É uma medida de proteção do sistema bancário e financeiro cubano, que se aplica somente à moeda dos Estados Unidos em espécie, e não às contas existentes nessa moeda. Os depósitos em dólares norte-americanos de propriedade de pessoas físicas e jurídicas não são afetados por esta medida.”
Vale notar que apenas essa divisa entrará em bloqueio, com a medida sendo anunciada até pelo presidente cubano, que pediu o fim do bloqueio.
El Banco Central suspende temporalmente aceptación de depósitos en efectivo de dólares de los EEUU como consecuencia de la brutal persecución financiera del bloqueo. He ahí, otra vez, la causa principal de nuestros mayores problemas. #EliminaElBloqueohttps://t.co/UkN3m8mYTO
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) June 11, 2021
Recentemente, o Partido Comunista de Cuba acabou colocando o Bitcoin como uma diretriz na economia. Não está claro se o movimento de banir o dólar tem alguma relação com a possível adoção da ilha a tecnologia das criptomoedas, que não é autorizada legalmente pelo governo local.
Para explicar a decisão histórica de suspender o Bitcoin, a Presidência de Cuba divulgou as informações no programa de televisão local Mesa Redonda.
https://www.youtube.com/watch?v=Gh7eJzVU86U&t=175s