Cuba bane dólar do país a partir da próxima semana

Ilha vê bloqueios impostos pelos Estados Unidos como principal razão para tomar medida drástica.

O Banco Central de Cuba anunciou que a partir da próxima segunda-feira (21), o dólar será banido temporariamente da ilha. A medida é uma resposta aos embargos dos Estados Unidos contra o governo cubano.

A moeda norte-americana é considerada a que mais influencia a economia global, sendo tratada como reserva mundial de valor por autoridades monetárias. Nesse sentido, a sua entrada em Cuba atrapalha o pequeno país caribenho, que não consegue trocar a moeda nos mercados estrangeiros.

Ou seja, Cuba não consegue trocar o dólar em outros bancos por conta dos embargos impostos ao país, de acordo com o banco central local.

“Chega-se a uma situação em que é cada vez mais difícil para Cuba encontrar instituições bancárias ou financeiras internacionais dispostas a receber, converter, processar ou processar numerário em moeda norte-americana em decorrência dos efeitos extraterritoriais do bloqueio e das medidas adicionais adotadas. pelos Estados Unidos nos últimos quatro anos, que, até hoje, se mantêm em pleno vigor.”

O que chama atenção é que a decisão de banir o dólar aconteceu na mesma semana em que El Salvador, país da mesma região na América Central, declarou o Bitcoin uma moeda de curso legal.

Presidente de Cuba anuncia que o dólar está temporariamente banido do país

O Banco Central de Cuba afirmou na última sexta-feira (11) que o Dólar não é uma moeda bem-vinda mais na economia local.

“Diante dos obstáculos impostos pelo bloqueio econômico dos Estados Unidos para que o sistema bancário nacional possa depositar o dinheiro em dólares norte-americanos que é arrecadado no país no exterior, foi adotada a decisão de suspender temporariamente a aceitação das cédulas daquela moeda do sistema bancário e financeiro cubano.”

Com a medida entrando em vigor na próxima semana, o governo cubano espera minimizar os danos da moeda norte-americana na economia local.

“A medida não se refere às operações realizadas por transferência ou depósito em dinheiro de outras moedas livremente conversíveis aceitas em Cuba, que podem continuar a ser realizadas sem qualquer limitação. É uma medida de proteção do sistema bancário e financeiro cubano, que se aplica somente à moeda dos Estados Unidos em espécie, e não às contas existentes nessa moeda. Os depósitos em dólares norte-americanos de propriedade de pessoas físicas e jurídicas não são afetados por esta medida.”

Vale notar que apenas essa divisa entrará em bloqueio, com a medida sendo anunciada até pelo presidente cubano, que pediu o fim do bloqueio.

Recentemente, o Partido Comunista de Cuba acabou colocando o Bitcoin como uma diretriz na economia. Não está claro se o movimento de banir o dólar tem alguma relação com a possível adoção da ilha a tecnologia das criptomoedas, que não é autorizada legalmente pelo governo local.

Para explicar a decisão histórica de suspender o Bitcoin, a Presidência de Cuba divulgou as informações no programa de televisão local Mesa Redonda.

https://www.youtube.com/watch?v=Gh7eJzVU86U&t=175s

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias