Lighting Network do Bitcoin explode em atividade e adoção

Também é possível notar que esse não é o único "pulo" na adoção da rede secundária do Bitcoin, com aumentos similares no final de 2018 e começo de 2019.

Enquanto muitos estão focados no preço do Bitcoin e até mesmo em qual celebridade vai falar sobre a criptomoeda nas redes sociais, em outros pontos o ecossistema está demonstrando sinais empolgantes.

Dados atuais mostram que a Lightning Network está passando por um período de alta em atividade e também de adoção. 

Desde o começo deste ano a Lightning Network (LN) do Bitcoin tem mostrado um grande aumento em adoção. A rede acabou de bater a capacidade de 1.500 BTC.

Como é possível ver no gráfico, desde o começo do ano (Year-to-Date/YTD) a Lightning Network teve um crescimento de 42% 

Crescimento no número de Bicoins disponíveis na Lightning Network. Fonte: Arcane Research

Também é possível notar que esse não é o único “salto” na adoção da rede secundária do Bitcoin, com aumentos similares no final de 2018 e começo de 2019. Curiosamente, esses foram períodos em que o Bitcoin estava passando por dificuldade de valorização, problemas de taxas ou preocupações com o tempo de confirmação dos pagamentos.

Além do aumento em bitcoins disponíveis na LN, a rede agora também conta com mais de 12 mil nós que processam 45 mil canais de pagamento.

Com a Lightning sendo uma solução para transferências mais rápidas e baratas do Bitcoin, há uma grande possibilidade que esses números continuem crescendo conforme a adoção da moeda também cresça.

Ainda é cedo para dizer, mas talvez até mesmo a recente adoção do Bitcoin por El Salvador pode ter algum impacto nessas métricas.

Como é de se imaginar, o aumento no uso da Lightning Network tem um impacto positivo no preço do Bitcoin, já que ela permite transações muito mais rápidas e baratas, colocando o Bitcoin como uma forma de pagamento muito mais ágil e prática.

Vale mencionar que a Lightning Network não é uma grande unanimidade dentro do criptomercado, com muitos investidores ainda inseguros sobre a tecnologia e sua segurança (e descentralização). Mas o uso da tecnologia de segunda camada está interessando não apenas os investidores, mas também grandes nomes.

Recentemente Jack Dorsey, CEO do Twitter, respondeu a um comentário sobre a possibilidade de integração da LN com a rede social, dizendo que isso é “apenas questão de tempo”. 

Com isso, a Lightning Network volta a ser outro ponto interessante para os investidores ficarem de olho enquanto acompanham os fundamentais do Bitcoin, podendo ser um importante fator para a valorização da moeda em um futuro próximo.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias