O ano está sendo lucrativo para as ofertas inicias de moedas (ICO), elas já conseguiram arrecadar US $6,89 bilhões só nos últimos cinco meses, isso, sem incluir a EOS, que concluiu sua ICO recentemente arrecadando US $4,1 bilhões.
De acordo com o site TokenData, quase US $2 bilhões foram arrecadados em Maio/2018, sendo US $ 800 milhões só da EOS e cerca de US $1,2 bilhão de outras ICOs juntas. Quando somado os últimos 12 meses o valor acumulado chega a US $ 11 bilhões.
Maio teve um aumento de arrecadação em relação aos US $550 milhões de abril, o menor valor arrecadado pelas ICOs este ano. Isso foi quando o preço do ethereum teve seu nível mais baixo este ano, atingindo um valor de US $ 360 em abril.
Incluindo todas ICOS como PETRO, EOS e TELEGRAM (US $ 11 bilhões juntas) estimasse que mais de US $ 23 bilhões foram levantados até março de 2018, de acordo com dados da Elementus.
O mercado está se movendo muito rápido para este espaço onde a inovação está crescendo e as pessoas em todo o mundo estão correndo para tentar agarrar bons projetos e obterem lucros com isso. Diversas ICOS estão tendo sucesso e seus investidores estão ganhando dinheiro por apostarem em projetos promissores baseados em blockchain.
Por outro lado, um estudo recente apontou que 92% dos projetos em blockchain falham com menos 15 meses e outro estudo revelou que 80% das ICOS são fraudes, isso fez com que gigantes de tecnologia como o Facebook e o Google banissem qualquer tipo de publicidade envolvendo criptomoedas, um esforço válido para ajudar os usuários a não caírem na ilusão de falsas campanhas de marketing de projetos que prometem retorno de investimento fácil e garantido.
Ainda não existe regulação para este novo método de captação de recursos, orgãos reguladores e atuantes deste espaço estão tentando encontrar equilíbrio entre a dissuasão de fraude e a facilitação da arrecadação de capital para startups.
É importante sempre lembrar que qualquer projeto de ICO não possui nenhuma garantia de sucesso, os investidores devem ficar atentos a qualquer sinal de fraude ou inexperiência da equipe para desenvolver a proposta do projeto.