O deputado paraguaio Carlos Rejala anunciou em sua conta do Twitter que se for eleito presidente nas eleições de 2023, ele tornará o bitcoin moeda de curso legal no país.
“Se eu for eleito presidente em 2023, bitcoin será moeda oficial e pronto!”
Em julho deste ano, após El Salvador anunciar a lei bitcoin, que deu ao bitcoin o status de moeda de curso legal no país, o deputado paraguaio Carlitos Rejala apresentou uma lei sobre ativos virtuais ao Congresso do Paraguai.
Si nos jugamos a la Presidencia en el 2023!#bitcoin cómo moneda oficial y listo!
If we run for the presidency in 2023#bitcoin as official currency!
— Carlitos Rejala (@carlitosrejala) September 17, 2021
O anúncio foi feito no Twitter, onde ele afirmava que o Paraguai deve caminhar com as novas tecnologias, incluindo Bitcoin e Paypal.
“Nosso país precisa avançar de mãos dadas com a nova geração. Chegou o momento, o nosso momento. Esta semana começamos com um importante projeto para inovar o Paraguai na frente do mundo! O verdadeiro ‘to the moon’ BTC e Paypal.”
Como ya lo decía hace un buen tiempo, nuestro país necesita avanzar de la mano de la nueva generación.
Llegó el momento, nuestro momento.
Esta semana empezamos con un proyecto importante para innovar a Paraguay frente al mundo!El verdadero to the moon 🚀#btc & #paypal pic.twitter.com/ZMRJgAIxgO
— Carlitos Rejala (@carlitosrejala) June 7, 2021
Lei para criptomoedas
A lei sobre criptomoedas e mineração estabelecia uma infinidade de regulamentações para as atividades baseadas no mercado de criptomoedas, até mesmo em atividades de mineração.
Todas as empresas de mineração de criptomoedas deverão obrigatoriamente ter uma “licença de mineração de criptoativos” e estão sujeitas a pagar impostos sobre tal atividade.
Além disso, a empresa de distribuição de energia elétrica, ANDE (Administração Nacional de Energia) do Paraguai, terá direito a cobrar o dobro de valor estabelecido sobre o consumo de energia.
Assim como os usuários que transacionem em criptomoedas, como compra e vendas, estarão sujeitos a impostos, e deverão declarar ao Ministério de Fazenda do Paraguai.
O deputado Rejala agora está concorrendo a presidência, que será decidida nas próximas eleições previstas para 2023.
Caso ele ganhe, o Paraguai vai regulamentar todas as atividades que envolvem as criptomoedas. O que é esperado no Paraguai, se essa lei for aprovada, não será nada mais além de regulamentações.