O reality show A Fazenda 14 será o primeiro do mundo a contar com um espaço em metaverso disponível para que os fãs do programa se interajam, assim como os confinados terão seus próprios avatares.
A novidade chega na 14.ª edição do programa que começa no próximo dia 13 de setembro de 2022, com apresentação da modelo Adriane Galisteu. O formato desse programa é de confinamento de pessoas em um cenário rural, onde eles possuem tarefas a cumprir e o vencedor leva um prêmio milionário.
Os telespectadores participam do programa, escolhendo as eliminações semanais e o vencedor ao final do tempo do confinamento.
A Fazenda 14 marca presença no metaverso e promete mais interações com telespectadores
A Diretora de Conteúdo Digital e Transmídia da Record TV, Bia Cioffi, confirmou que a Fazenda 14 chega com novidades para os fãs, como o metaverso, por exemplo.
Em uma participação nos últimos dias no programa Hoje em Dia, Bia contou que esse será o primeiro reality show com um ambiente virtual no mundo.
Para participar, as pessoas deverão ir até o site da Fazenda e criar um login, liberando a ferramenta para se criar um avatar personalizado.
Ao criar o avatar, os participantes do metaverso da Fazenda 14 poderão interagir uns com os outros, com a apresentadora Adriane e até com os confinados para o programa.
Segundo Bia, o tema do metaverso será de uma fazenda, mas não está claro qual a plataforma base dessa novidade.
“A partir da estreia do programa, que acessar o site R7.com conseguirá criar um avatar no metaverso, que terá o tema de uma fazenda e contará com várias atividades para os participantes.”
Vale lembrar que outra emissora brasileira, o SBT fez recentemente um leilão de NFTs no metaverso, mostrando que essa é uma tecnologia que tem chamado a atenção de produtores de conteúdo.
Já a CNN Brasil lançou um programa para discutir inovações sobre metaverso e criptomoedas com sua audiência.
O que é o metaverso?
O tema metaverso surgiu teoricamente em um livro feito pelo Neal Stephenson em 1992, quando um mundo virtual começou a ser discutido.
Essa seria então uma nova forma de se interagir com pessoas utilizando a internet para isso. Ao se conectar no metaverso, os usuários da tecnologia criam avatares personalizados e podem utilizar gadgets para interação, como óculos de realidade virtual, luvas de metaverso, entre outros mais.
Vale lembrar, contudo, que a tecnologia ainda está em estágio inicial, visto que consome muitos recursos gráficos de dispositivos e podem não ser ainda muito acessíveis a todos.
Alguns metaversos associados com criptomoedas tem ganho destaque com o crescimento da tecnologia.