As ações da empresa de Elon Musk, a Tesla, caíram no mercado e descolaram do preço do bitcoin. Nos últimos anos, o preço da moeda digital e dos papéis da empresa tinham um comportamento similar.
Assim, quando o preço do bitcoin subia, era possível ver uma alta também nas ações da Tesla. O contrário também era uma verdade que acabou sendo detectada pelo mercado financeiro.
Contudo, a realidade mudou, com uma crise a ser gerida por Elon Musk, que perdeu uma parcela expressiva de sua fortuna nos últimos meses.
Ações da Tesla passam por problemas
O preço do bitcoin e das ações da Tesla começaram a perder correlação em meio aos problemas vividos pela empresa gerida por Elon Musk, o possível culpado pela queda da TSLA na Nasdaq.
De acordo com dados consultados pelo Livecoins no Google Finanças, enquanto as ações da Tesla perderam 16,74% de valor nos últimos 30 dias, o Bitcoin subiu 9,02% no mesmo período, ambos na comparação com o preço do Dólar.
A queda da Tesla envolve um descontentamento dos investidores com o fato de Elon Musk ter comprado o Twitter e estar mais presente na rede social. Muitos se preocupam com o fato do bilionário ter desviado dinheiro de outras empresas para a aquisição da rede social, o que poderia colocar em risco as operações.
Além disso, a Tesla não conseguiu construir um carro totalmente autônomo, e confessou o fato em um processo na justiça norte-americana recente. Ou seja, são vários os motivos que levam o mercado a desconfiar do desempenho futuro da empresa, que pressionam para venda suas ações no final de ano.
Elon Musk deixa de ser o homem mais rico do mundo, Bernard Arnault assume
De acordo com dados da Forbes, que acompanha em tempo real as fortunas dos bilionários, Elon Musk não ocupa mais o posto de mais rico do mundo.
Na última segunda-feira (12), Musk acabou ultrapassado por Bernard Arnault, empresário francês dono do grupo LVMH.
Segundo apuração do Livecoins, a perda de Musk é associada ao declínio das ações da Tesla. Só nas últimas 24 horas, Musk perdeu 3 bilhões de dólares, cerca de 2% de seu patrimônio.
Pode ser problema para o Bitcoin? Sim, mas nem tanto
Inicialmente, a resposta é que sim, uma chacoalhada na Tesla é um problema também para o Bitcoin.
E não, o problema não tem relação com a correlação entre o preço da moeda e ações da empresa na Nasdaq.
Mas a queda nas ações da Tesla pode levar a empresa a se desfazer dos bitcoins que comprou em 2021. Uma justificativa para isso poderia ter relação com a alocação do recurso em outra parte necessária do negócio.
Em julho de 2022, por exemplo, a Tesla vendeu 75% dos bitcoins que tinha comprado um ano antes, mesmo na baixa do mercado.
Ou seja, com apenas 25% dos bitcoins ainda em sua posse, é possível que a Tesla venda suas últimas moedas e cause novas quedas no mercado, mas não igual aquela causada em julho, quando a venda foi muito mais expressiva.
De qualquer forma, a confirmação de uma venda em massa dos Bitcoins pela Tesla deve vir apenas no final de janeiro de 2023, quando a companhia de capital aberto informa seu balanço ao mercado.