Airdrop de criptomoedas de fim de ano era na verdade uma armadilha

Golpe similar ao da "Batatinha 1, 2, 3" aplicado recentemente no mercado.

Siga no
Golpe hacker
Golpe hacker

Um site de análise de transações chamado EtherWrapped realizou um airdrop de um token chamado YEAR nesta último dia 31 de dezembro de 2021. O problema é que o airdrop era uma “promoção” falsa, que se revelou em um golpe do tipo honeypot e lesou vários investidores.

O golpe de honeypot é realizado por uma inflação artificial no preço de uma moeda ou token, porém os detentores destas moedas não conseguem vender, apenas comprar. Após isso, os desenvolvedores despejam todas suas moedas no mercado.

Este caso tornou-se mais comum em 2021 e é lembrado pelo golpe do token Squid Game, que falsamente utilizava o nome da série produzida pela Netflix Round 6. Ele chamou tanto a atenção que vários membros da comunidade mostraram-se dispostos a encontrar os golpistas, o que ainda não aconteceu.

Não confie, verifique (ou fique de fora)

Segundo relatos de um usuário no Twitter, a equipe do EtherWrapped escondeu a função que bloqueia a venda dos tokens usando nomes de outras funções, como “renounceOwnership” (renunciar a posse) e “burningMechanism” (mecanismo de queima).

Em outras palavras, até mesmo usuários mais experientes podem ter caído neste golpe visto que, em um primeiro olhar, tudo parecia estar certo.

“O que o ‘renounceOwnership’ faz é na verdade tornar o token um honeypot. Nunca acredite no que o nome de uma função diz a você, mas olhe para a lógica [de programação] por trás dela! especialmente quando você está ansioso para comprar um token recém-lançado”

Além disso, a equipe apropriou-se de seu próprio nome para promover o golpe, mostrando que era um projeto sério para as vítimas. Apesar disso, tanto suas redes sociais quanto o próprio site foi apagado após o golpe e estão inacessíveis.

Alerta foi feito pela comunidade

Antes mesmo do golpe ser aplicado, alguns usuários já apontavam que o contrato inteligente do token era, na verdade, um golpe. Não demorou muito para que o preço caísse para zero, confirmando o que pode ter sido o último golpe de 2021.

“Não é possível vender/enviar, apenas comprar…. E se foi”

Por fim, este é mais um lembrete para não cair em golpes em 2022. Procure manter a calma e investigar os projetos sem pressa, afinal os golpistas aproveitam estes momentos de euforia que inclinam usuário a caírem em todos os tipos de golpes.

Um deles foi o falso airdrop do token de governança da MetaMask, que acabou sumindo com milhões de reais de investidores desatentos por conta da emoção.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Imagem da MetaMask, carteira de criptomoedas roubo falha golpe

Saldo na Metamask some e usuário lamenta: “Covardia com investidor”

No final do ano passado uma situação começou a preocupar bastante alguns usuários da carteira Metamask, que levaram um susto ao notar que os...
Viatura da PM de Cabo Frio em ronda

Empresa suspeita de pirâmide com criptomoedas é alvo de reclamações em Cabo Frio

Cabo Frio vê uma nova possível pirâmide com criptomoedas ser alvo de reclamações públicas de clientes. Em 2021, a cidade que ficou conhecida como...
Pseudo-jogo NFT

Criptomoedas preferidas dos brasileiros despencam até 90%, maioria são gamecoins

Segundo informações do CoinGecko, as criptomoedas preferidas dos brasileiros estão em forte queda. Em sua maioria, são tokens de jogos NFT como CryptoPlanes e...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias