O estado do Amapá vive uma crise energética nos últimos cinco dias, com a população preocupada. Mesmo assim, o Amapá divulgou o investimento em tecnologias, como a blockchain, para transformar o estado.
No entanto, para investir em novas tecnologias, o Amapá deve enfrentar a calamidade que atravessa. Sem energia, a população estaria até mesmo sem água, gasolina e internet no estado, ou seja, a situação é grave.
O governo federal enviou apoio para o estado, até da Marinha do Brasil, de acordo com o presidente Jair Bolsonaro. A expectativa é que até a noite deste sábado (7), a energia tenha sido restaurada no Amapá.
Com a infraestrutura funcionando, o Amapá pode voltar a mirar na sua agenda de inovações.
Amapá divulga investimento em várias tecnologias, como a blockchain, para modernizar estado
Na última quinta-feira (5), o Governo do Estado do Amapá publicou uma série de medidas no Diário Oficial. Pelo Decreto 3830, de 3 de novembro de 2020, ficou instituída a Estratégia de Governo Digital do Amapá (EGD).
Essa estratégia deverá buscar inovações para o estado do Amapá até o ano de 2022. A intenção principal do programa é digitalizar serviços públicos oferecidos ao cidadão. Além disso, o Amapá espera integrar os sistemas em uso pelo estado, oferendo mais agilidade na prestação de serviços.
A nova estratégia focará então em desenvolver 18 objetivos de inovação. Chamou atenção que até a tecnologia das criptomoedas, a blockchain, ganhou espaço no investimento que será feito pelo Amapá.
“Iniciativa 8.4. Implementar recursos para criação de uma rede blockchain do Governo estadual interoperável, com uso de identificação confiável e de algoritmos seguros”, divulgou o Diário Oficial do Estado do Amapá
A tecnologia blockchain deverá ser parte de testes a ser realizado pelo Laboratório de Inovação do EGD. O governo do Amapá não informou no Diário Oficial qual valor será gasto com os novos investimentos.
De fato, o governo federal já havia instituído uma estratégia de digitalizar serviços. Com a pandemia da COVID-19, mais estados e prefeituras aderem ao programa, que tem dado destaque a blockchain no processo de inovação.
População do Amapá aguarda que energia volte a funcionar após apagão de cinco dias
É claro que nenhuma inovação tecnológica deverá funcionar sem a infraestrutura básica funcionar no Amapá. A energia elétrica de fato é um item básico e essencial atualmente.
De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, o estado do Amapá tinha três geradores de energia. Um deles estava em manutenção desde o final de 2019, ou seja, parado. Outro gerador pegou fogo nos últimos dias, sendo que o terceiro estava sem condições de funcionamento por falta de manutenção.
A crise da energia no Amapá recebeu apoio do governo federal e deverá ser reestabelecida em breve, segundo Bolsonaro. Ele afirmou em uma live em redes sociais que a Marinha levou um de seus geradores para ajudar no reestabelecimento da energia no estado.
– O restabelecimento de energia no estado do Amapá.
. No YouTube: https://t.co/N7kPoG0qCC pic.twitter.com/EwGG0bcxqV
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) November 7, 2020
Com a energia voltando a funcionar, o Amapá deverá voltar a mirar sua agenda de inovações. Cabe o destaque que a infraestrutura deve funcionar para que as inovações tenham efeito, principalmente a energia elétrica.