As novas tecnologias geralmente são opções presentes para um suposto “enriquecimento rápido”. Um assunto que está em alta nos últimos são as criptomoedas e as ICO’s foram uma febre desde então. O mercado de startups inovadoras não mostra recuo, apesar do número de projetos fraudulentos terem crescido a um ritmo alto.
Desenvolvedores vêm cada vez mais dificuldade em sobreviver em tempos assim. Investidores em todo o mundo, ao contrário de um ano atrás, costumam ter medo de aportar dinheiro em qualquer coisa que não tenham conhecimento. Por isso trouxemos aqui o que levar em conta antes de investir em uma ICO (Oferta Inicial de Moedas)
Avalie o time
Avalie o núcleo e o coração do projeto. É necessário avaliar que a equipe do projeto é composta por profissionais do setor, pessoas competentes e especialistas em suas áreas. Verifique o perfil de cada um dos desenvolvedores do time. Geralmente se for um projeto falso, vão existir “perfis fakes” criados no Linkedin, então tenha muito cuidado!
Tempo de desenvolvimento
De acordo com as estatísticas mais recentes, quase 25% das 100 principais equipes de sucesso da ICOs não foram capazes de especificar com precisão o momento do lançamento do produto – e essa definitivamente é um item para se ficar com “orelhas em pé”.
Primeiramente, veja se não existe nenhum protótipo em andamento e veja em que pé esse protótipo anda. Se você não é um desenvolvedor, peça ajuda a algum amigo/especialista e peça para avaliar o projeto como um todo. Segundo dados, 84% de projetos atuais de ICO não fornecem nem uma ideia de quanto o produto ficará pronto.
Modelo econômico do token
Avalie os riscos associados às funções e segurança dos tokens, bem como até que ponto esse risco no projeto é planejado. Basicamente, deve-se avaliar o máximo de informações sobre o token no White Paper do projeto para excluir possíveis dúvidas.
Alerta vermelho: fique atento aos pontos abaixo
1) Plano de ICO supercomplicado
Avalie qual é o plano de desenvolvimento daquele projeto. Como assim? Olhando para o roadmap do projeto é possível saber. Desconfie também de descontos excessivos em cima da venda do tokens, com muitas bonificações e “planos de investimento ou retorno” oferecidos.
2) Falta de comunicação com a comunidade e possíveis investidores
Verifique o histórico dos criadores da ICO com a comunidade. Pesquise o quanto ativo são nas suas comunidades. Não só no país em que a ICO foi criada, mas internacionalmente, já que as criptomoedas não tem fronteira. Para isso verifique a presença e reputação dessa equipe no site bitcointalk.org, o maior e mais respeitado fórum sobre Bitcoin e criptomoedas do mundo.
Em conclusão é sempre importante levar em conta todos os aspectos de um projeto antes de abrir a sua wallet e transferir seus preciosos Bitcoins para um projeto de ICO.